REBOCO DE GESSO, PORQUE NÃO USAR?

O reboco de gesso envolve vários tabus, assim como outros trabalhos de gesso que levaram anos para cair no gosto da povo brasileiro e hoje já são muito usados nas obras.

Vamos tentar nesse artigo desmistificar um pouco o reboco de gesso.

Reboco comum
É o método mais tradicional e usa materiais tradicionais como massa de cimento e areia. Este método tem como vantagem ser mais resistente inclusive a água, pode ser usado interno e externo e é bastante durável. Tem como desvantagem o custo final já que envolve reboco, massa corrida para acerto da parede e ainda pintura.

Reboco de Gesso
O uso do gesso em substituição ao reboco tradicional é uma alternativa bastante indicada para muitos casos, e ele apresenta algumas vantagens como:

  • Rapidez na aplicação
  • Economia de tempo e possivelmente de custo
  • Bom acabamento da parede

reboco de gesso

VEJA: 5 DICAS PARA CONTRATAR UM BOM GESSEIRO

Quando usar o reboco?

O reboco é o material  ideal  para áreas externas ou espaços úmidos. A própria mistura de água, cimento e areia é capaz de formar uma superfície impermeabilizante, que melhora a proteção contra infiltrações e otimiza a acústica do ambiente. Como se não bastasse, o reboco traz uma temperatura mais amena para a área interna em relação à parte externa da casa. Em termos estéticos, vale ressaltar que ele não fica tão bonito como o gesso.

Quando é melhor apostar no reboco de gesso?

O gesso deve ser utilizado quando a parede estiver aprumada e dentro do esquadro. Além de ser de rápida e prática aplicação, ele agrega mais economia à obra. Como se não bastasse, este material cobre a parede integralmente, formando uma superfície lisa, uniforme e livre de irregularidades. O único fator impeditivo para a sua aplicação é a umidade. Sendo assim, o uso de gesso deve ser evitado em cozinhas, lavanderias, saunas e banheiros. Vale salientar que a principal desvantagem deste material é que sua resistência é muito inferior à resistência do reboco. Em termos de durabilidade não há como comparar!


Contudo o uso de um ou outro acabamento na parede depende de muitos fatores que devem ser considerados no projeto. Porem o reboco de gesso pode ser usado na maioria dos casos, basta deixarmos um pouco o preconceito de lado.

334 comentários

  • A minha parede tem a metade com cerâmica, e a outra parte pintada gostaria de colocar gesso onde e pintado, o que eu posso fazer,pois gostaria de encher este ressalto com o gesso obrigado.

  • Sâmela M.Souto

    Estou construindo e já passei o reboco na parede,falta agora só a massa fina.Qual seria a melhor opção Gesso ou reboco com areia fina?
    O gesso tem a mesma durabilidade?
    Ela pega tinta como o reboco?
    Estou com muita dúvida se passo gesso ou não.

    • Gesso com certeza. Mesma durabilidade e melhor acabamento, e vc ainda economiza com a massa corrida. Abraços!

  • Olá! fiz uma varanda de laje e minha dúvida é posso fazer reboco de gesso nessa área externa?

  • Bom Dia, tenho uma casa que já está toda rebocada da forma tradicional com cimento, gostaria de saber se da certo aplicar gesso liso sobre o reboco, nas áreas onde não pega umidade???

    • Até que da certo sim, mas o recomendado nesse caso é massa corrido. O gesso seria para substituir o reboco.

  • Olá Regi. Minha dúvida eh a seguinte. Estamos construindo e pretendo cobrir com telhado e Madeira. Minha noiva n abre mao de usar forro de gesso. Nosso App eh no 2 andar. Vc recomenda reboco de gesso ou tradicional? Minha região eh tropical. N chove mt nem faz sol demais. Ahh na parte externa usaremos reboco tradicional. Obg

    • Olá Daniel, pode usar reboco de gesso, sem problemas. No segundo andar geralmente a presença de umidade é quase zero. Abraços!

  • Boa tarde.
    Tenho uma parede de tijolos revestida com gesso, posso pendurar um uma televisão na parede rebocada com gesso utilizando buchas comuns?

  • Márcio Moreira

    Aqui em São Paulo. Está quase sem obra para fazer Gesso Liso. E tem muitos profissionais parados.
    Vc é de que região regi.

    • Sou do sul de SC Márcio. Aqui não se usa gesso liso, muito difícil ver um prédio com esse tipo de revestimento.

      • Olá, tenho uma dúvida. Mudei-me para um apartamento cujas paredes tem todo o reboco original em gesso (já meio antigo, ao que parece). Um pedreiro que fez uma reforma neste apto, se prontificou a fazer a pintura das paredes. Ele aplicou massa corrida direto no reboco de gesso e depois passou uma tinta acetinada. Só que saiu muitas bolhas. Muitos pintores com os quais consultamos disseram que faltou um fundo preparador no reboco do gesso antes da massa corrida e pintura. É verdade?

        • Pode sim ter sido esse problema. Se a parede estava crua, só no gesso, deveria ter passado fundo preparador antes.

    • Aparício Rosa da Silveira

      Bom Dia…Preciso Executar 1200 m² Reboco interno, Sobre alvenaria e laje…
      De preferencia Material e mão de obra.

  • bom dia o gesso então não seria bom utilizar ele em muros onde vai pegar chuva?

  • ola estou construindo uma casa e estou pensando se coloco gesso direto na parede ou coloco reboco depois faço o revestimento com massa corrida pois aonde eu moro o terreno e muito úmido pois tenho essa duvida.

  • Bom dia Sr.Regi.

    Estou em uma dúvida muito grande. Me indicaram colocar gesso para acabamento, ao invés de massa corrida em um forro aramado. Sou leigo e não sei se aceito a sugestão. O que o senhor acha? o forro é aramado.

    • Se o forro é de drywall NÃO deve fazer acabamento com gesso, apenas com massa específica para drywall nas fitas e massa corrida.

  • Boa noite, estou pensando em aplicar gesso na cozinha e lavanderia porem queria aplicar pintura em epox em cima do gesso será que vai ficar bom, bem.isolado?

  • Vivian da Silva

    Bom dia!

    A minha casa é num terreno considerado úmido. Usei impermeabilizantes na estrutura, coloquei lona embaixo de toda a casa e coloquei fita impermeabilizante embaixo de toda as paredes.
    Mas fico insegura em colocar o gesso diretamente na lajota.

    1) Acha que tem problema? Acha que o gesso pode descascar? Devo passar algum impermeabilizante na lajota ou não há necessidade?
    2) O gesso não exige pintura? Posso deixar somente no gesso se eu desejar?
    3) Na minha cidade o gesso direto da na lajota é quase o dobro do gesso em cima do reboco, mesmo assim ainda fica mais barato o gesso?

    Obrigada!

    • Olá Vivian, desculpa a demora na resposta. Olha só, referente a pergunta 1) Não só muito fã de reboco de gesso em casas, confio mais quando é apartamento. 2) tem que pintar sim, se ficar só no gesso vai pegar muita sujeira e umidade do ar. 3) tem que pesquisar o preço ai na sua cidade para saber se o gesso fica mais barato que alvenaria (quase sempre fica) Não aconselho ninguém a colocar gesso em cima do reboco de alvenaria, nesse caso o correto é massa corrida. Obs: Como vejo muitas casas com reboco de alvenaria descascando e mofando na parte de baixo por causa da umidade eu não recomendo o gesso em andar térreo.

  • podemos colocar reboco e após colocar revestimento cerâmico para uma parte de cozinha?

  • A durabilidade do gerso e maior do que a o do reboco tradicional

  • Deivid Bergamo

    oi gostaria de saber se o gesso direto na parede pode ocorrer as trincas que geralmente acontece com o reboco tradicional?

    • É bem mais difícil, mas pode acontecer. Na maioria das vezes essas trincas tem mais haver com a estrutura da parede do que com o próprio revestimento.

  • Renato Fernandes da Silva

    Oi amigo, tudo bem? Lá em casa, tivemos que abrir algumas paredes para fazer a parte elétrica (sou leigo e desconheço os termos adequados). Nesses buracos na parede, parte o profissional fechou com gesso (pó) e revestiu com massa corrida (direto no gesso), parte com massa corrida diretamente. Dúvida: a massa corrida sobre o gesso pode gerar alguma reação química e prejudicar a pintura?
    Abraço!

    • Não tem problema Renato, massa corrida e gesso se dão super bem. 🙂

      • Amigos, antes de aplicar a massa corrida no gesso, sugiro aplicar antes a seladora e apos a secagem a massa corrida. Se aplicar a massa ou a tinta direto no gesso, com o tempo começa a esfarelar.

  • ROGERIO LUIZ

    REGI BOA TARDE
    ESTOU COM DUVIDAS SOBRE A APLICAÇÃO DO GESSO POIS EM MINHA RESIDENCIA EXISTEM ALGUMAS PAREDES QUE NÃO ESTÃO COM VISUAL MUITO BOM COM SUSPEITA DE PEQUENO DESALINHAMENTO COMO SERIA A OPÇÃO NA HORA DE CONTRATAR O GESSEIRO COMBINO COM ELE SE ELE CONSEGUI CONSERTA LA E PAGO UM POUCO MAIS POR ISTO OU REBOCO AS COM MAIOR IMPERFEIÇÃO .
    E NO CASO DE PAREDES COM JANELA EXISTE O RISCO DE MOLHAR COM CHUVA E DANIFICAR O GESSO

    • Olá Rogério, deve chamar o gesseiro para ele avaliar, pois se for muita tortura o reboco com gesso não ficaria legal. A questão das janelas é tranquilo, pode fazer sem medo.

  • Ótimas dicas, acho mesmo que quanto mais resistente melhor,

  • Ola Regi! Adorei ter encontrado sua pagina, nessa minha busca da melhor opção para acabamento, gesso ou reboco. Agora já posso fazer uma escolha segura baseando-me nas orientações que você deu aos seu seguidores.

  • Estou fazendo reboco. Gesso em um teto de sopor posso lixar e já pintar ou tenho q passar massa corrida

    • Depois de secar pode lixar e pintar direto, o bom é passar um fundo preparador antes e corrigir algumas imperfeições com massa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.