SAIBA PORQUE O FORRO DE GESSO ESTALA

Temos recebidos vários e-mails e comentários ultimamente sobre estalos no forro de gesso, e a pergunta é sempre a mesma, porque o forro de gesso estala tanto? Hoje vamos tirar essa dúvida.

Sempre recebia vários telefonemas de clientes fazendo exatamente a mesma pergunta, uns até me ligavam um tanto quanto apavorados dizendo que estava difícil até para dormir com tanto barulho que o forro de gesso fazia durante a noite.

E muitos queriam que eu resolvesse o problema de qualquer jeito. A resposta que eu dava para meus clientes é a mesma que irei compartilhar com vocês agora.

Então vamos lá:

Porque o forro de gesso estala?

A resposta vem da física e o fenômeno chama-se Dilatação térmica

Na termodinâmica, dilatação térmica é o nome que se dá ao aumento do volume de um corpo ocasionado pelo aumento de sua temperatura, o que causa o aumento no grau de agitação de suas moléculas e consequentemente aumento na distância média entre as mesmas.

Ou seja, o forro de gesso estala porque a temperatura aumenta muito fazendo com que o material se expanda e quando a temperatura baixa o material se contrai novamente.

Por esse motivo que as reclamações dos clientes são mais frequentes no inverno, onde as mudanças de temperatura são mais bruscas, sendo que faz um certo calor durante o dia e bastante frio na madrugada que é quando o gesso começa e retrair ocasionado os estalos.

E também por isso que o forro de gesso estala mais em casas sem laje, apenas com telhado. Nesses casos o calor é muito grande entre o forro e o telhado ocorrendo assim o fenômeno.

Porque o forro de gesso trinca quando estala?

Quando ocorre o fenômeno da dilatação térmica alguns forros de gesso acabam trincando, isso acontece porque o forro está sem espaço para se delatar, ou foi totalmente colado na parede e o material não tem como fazer o movimento de Dilatação térmica.

Acontece também de aparecerem trincas e depois sumirem.

Devo me preocupar com essas trincas e estalo no forro de gesso?

Sim e Não. Sempre recomendo que dê uma atenção maior a tricas onde a fissura ultrapasse a espessura de um palito de fósforo, nesse caso você pode fazer um teste empurrando levemente com as mão as duas partes do forro próximo da trinca no objetivo de ver se estão separadas ou se a trinca é superficial.

Outra questão preocupante é se o forro baixou próximo da fissura, isso pode ser sinal de que arrebentou algum arame de fixação.

Arame arrebentado, risco de queda.

Arame arrebentado, risco de queda.

No caso dos estalos você não precisa se preocupar, pois a tendencia é diminuir os barulhos com o tempo.

Tem como consertar os estalos no gesso?

Infelizmente não temos o que fazer já que é a lei da física atuando sobre o material.

O que pode e deve ser feito para minimizar os barulhos no forro de gesso é a dilatação bem feita na hora da instalação. Escrevi um artigo aqui no blog sobre o jeito correto de fazer essa dilatação. (Clique aqui para ver)

Espero que essa artigo tenha lhe ajudado e qualquer dúvida deixe um comentário que reponderei prontamente.

 

120 comentários

  • Mudei pra um apartamento e tem esse barulho de madrugada, como um estalo ou um pingo dagua chato que não me deixa dormir, outro morador do prédio já me disse que deve ser do gesso, que no dele tambem tem estalos.
    O problema é que tenho sono leve e isso tem perturbado.
    Já tô até pensando em tirar o gesso do teto do meu quarto.
    Queria saber se com o tempo isso melhora.

  • Maria Paula

    Boa noite Regi.
    No meu prédio, a parede q dividi os quartos são de drywall. Nelas tem a tubulação para a instalação de ar condicionado. Instalei o meu ar ontem e a parede não pára de estalar. É devido a dilatação? Ela vai parar em algum momento?

    • Tem que chamar um gesseiro para dar uma olhada. Pode ser por causa de dilatação térmica sim, mas deve averiguar.

  • Claudio Geraldo

    Boa tarde, mesmo sem conhecimento e sem trabalha na área observei o seus comentário “são mais frequentes no inverno, onde as mudanças de temperatura são mais bruscas, sendo que faz um certo calor durante o dia e bastante frio na madrugada que é quando o gesso começa e retrair ocasionado os estalos.”

    OBS: Isso está acontecendo pois instalei um AR CONDICIONADO no quarto e o barulho é muito chato a noite, quando começa esfriar o quarto, minha casa é de laje.

    Pergunta: Ter paciência ou isso vai acontecer frequente esse barulho? Porque se ficar frequentemente vou quebra o gesso e massa o teto do quarto com massa corrida.

    Obrigado, dê uma dica por favor.

    • Com o tempo a tendência é diminuir, aqui em casa praticamente já parou os barulhos, fazem uns 5 anos que forrei.

  • Evelyn Omar

    Boa noite Regi! Faz 1 ano e meio que minha mãe se mudou para um prédio e o apartamento dela fica no 15 andar, é o penúltimo andar do prédio. Sempre tenho medo de dormir lá porque durante a noite me assusto com os estalos barulhentos que acontecem do nada e sempre acho que o prédio vai desabar. Li seu artigo e isso me acalmou um pouco, mas pelo que notei a maioria das pessoas que comentaram sobre esses estalos moram em casa. Então gostaria de saber se o que acontece no apartamento da minha mãe também é normal ou se devo realmente me preocupar. Obrigada!

    • Em apartamentos os estalos são bem menores ou praticamente inexistentes, pois não há acumulo de calor entre a laje e o forro. recomendo que converse com outros moradores para ver se nos apartamentos deles também existe esses estalos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.