FORRO DE GESSO OU DRYWALL, SAIBA QUAL USAR?

Uma dúvida muito frequente aqui em nosso blog é sobre qual material usar, afinal forro de gesso ou drywall? Qual a diferença e quais as vantagens entre um e outro?

Muita gente ainda confunde forro de gesso comum com gesso acartonado o famoso drywall. As semelhanças posso lhe afirmar estão somente na matéria prima usada na fabricação das placas, já as diferenças são muitas.

FORRO DE GESSO OU DRYWALL?

Vamos começar pelo tipo de forro que ainda é o mais usado aqui no Brasil.

O Forro de gesso comum.

Podemos chamar de vários nomes: Gesso convencional, gesso plaquinha, gesso monolítico e gesso comum.

Esse é feito com placas de gesso no tamanho 60cm x 60cm, encaixadas umas nas outras e penduradas com um arame em cada placa, nas emendas são chumbadas com massa de gesso e sisal.

Para acabamento nas juntas passamos massa de gesso com o auxílio de uma desempenadeira.

forro de gesso ou drywall

Forro de Gesso Comum.

O forro de gesso foi o primeiro sistema a ser usado por aqui, por isso é o mais famoso.

Vantagens do forro de gesso comum:

Fácil colocação e muito mais profissionais atuando no ramo.

Preço mais em conta que o forro drywall.

Pode-se fazer forros decorados usando molduras de gesso.

Por ter as placas de gesso com espessura maior, seu conforto térmico e acústico é um pouco melhor que o drywall.

Mais resistente a umidade.

Desvantagens:

Mais sujeira na hora da aplicação.

Tempo de secagem antes da pintura muito maior, cerca de uma semana.

Por ser um forro monolítico está muito mais sujeito a trincas e rachaduras.

Em alguns casos não se sabe bem o porque está ocorrendo amarelamento no forro de gesso comum.

Forro de drywall:

Técnica vinda dos estados unidos e muito usada no mundo inteiro, e que está ganhando bastante espaço no cenário brasileiro.

Consiste em uma estrutura feita com perfis de aço e suspensa por arames, as chapas de gesso que são fabricadas envoltas em uma camada de papel de cada lado, são parafusadas na estrutura.

Para acabamento são usadas fitas de papel nas juntas e depois passa-se massa especial para drywall.

gesso ou drywall

Forro de Drywall.

Vantagens do forro de drywall:

Instalação mais rápida e com menos sujeira.

Tempo de cura antes da pintura muito mais rápido, cerca de um dia.

Está menos sujeito a trincas, por isso é mais recomendado para uso em grandes áreas bem como locais com estrutura de ferro ou de madeira como pavilhões ou casas sem laje.

Mais facilidade para instalação de lã de vidro ou lã de rocha para auxiliar no conforto termo-acústico.

Em caso de reparos no forro de drywall é mais rápido e faz menos sujeira.

Desvantagens do forro de drywall:

Ainda pouco usado no Brasil se comparado a outros países, por isso temos poucos profissionais atuando no ramo.

Preço um pouco mais caro em relação ao gesso comum.

Bem mais sensível a umidade.

Profissionais despreparados, por ser uma técnica bem parecida com o serviço de gesso comum muitos profissionais que já trabalhavam com o gesso acabam pegando o forro de drywall para fazer sem ter passado por nenhum curso.

DIFERENÇA DE PREÇO ENTRE O FORRO DE GESSO OU DRYWALL

A diferença de preço varia de região para região, mas normalmente o gesso comum é em média 30% mais barato que o forro de drywall.

Conclusão:

Dependendo do que você irá fazer, e quanto está disposto a gastar, pode escolher entre qual material usar. Se você que forrar uma casa sem laje ou um pavilhão que tem aquelas estruturas metálicas eu recomendo fortemente o uso do drywall. Já para um apartamento ou uma casa com laje, pode usar o gesso comum sem problemas.

 

43 comentários

  • Vou refazer o teto/forro do BANHEIRO… Estão me indicando DRYWALL (para substituir o antigo gesso). É recomendado DRYWALL para banheir? É resistente à umidade?

  • Luiz Guilherme

    Boa tarde, moro em uma casa sem lage, só com telhado e ela tem forro de pvc mas eu gostaria de trocar pelo de gesso, vc indica gesso comum ou acartonado? E ouvi dizer tbm que se colocar placas de isopor por cima do forro ajuda na refrigeração, tem fundamento isso ou praticamente não muda nada?

    • recomendo usar o gesso acartonado, no lugar do isopor recomendo usar lã de vidro, isola muito melhor e não pega fogo.

  • Da para colocar placa cimentícia no forro de madeira?

  • Estou construindo um sobrado com laje na praia. Estou em duvida entre o Gesso e Drywall. Vc pode me dizer se os acessórios usados nestes forros são corrosivos com a maresia? Como aqui é bastante úmido, qual a melhor escolha?

    • Pode usar qualquer um dos dois materiais. No drywall todos os perfis são galvanizados, já no gesso comum vc deve pedir para o gesseiro usar arame encapado. Abraços!

  • Edson Romão

    Amigo,a minha casa é de telha,mas futuramente vai ser laje de isopor,a minha dúvida é a seguinte,eu gostaria de colocar um forro de gesso dessas placas de 60×60 pelo menos no meu quarto,quero fazer isso o mais rápido possível,mas gostaria da sua opinião,você acha que diminuiria o barulho de um vizinho meu que liga som alto todo fim de semana,quanto em porcentagem diminuiria o barulho com esse tipo de forro gesso com essas placas de 60×60 em casa de telha,lembrando que é por alguns meses até colocar laje,por favor se puder me responda,grato!!

  • Boa tarde!Pretendo construir uma casa com 180m2, sem laje, ou melhor, laje só nos banheiros onde terá a elevação para caixa d’agua. Pretendo fazer a estrutura metálica e optar pelo estilo de platibanda, ou telhado embutido e com telhas sanduiches. O forro nesse caso seria melhor o drywall ?

  • Professor Geraldo Sergano

    MUITO obrigado pelas dicas. Retribuo corrigindo o texto: não existe “menas”, a palavra é MENOS. Você escreveu “faz menas sujeira”.

  • Adailton Luciano

    Ola: Qual deles, ou se nenhum, ajuda a reduzir o calor de um ambiente?

  • Boa tarde. Por favor, a utilização de placas de “drywall” diretamente sobre uma parede já acabada proporciona algum tipo de isolamento acústico? Obrigado.

  • Ulysses Bedaque

    Bom dia
    moro num apartamento e recebemos reclamação do proprietário do apartamento
    abaixo de vazamento no teto do banheiro dele.
    Chamamos um pedreiro que foi até o mesmo e verificou que o problema é que o forro de gesso do referido banheiro não estava preso ,como manda a norma ,no teto e sim amarrado no encanamento do meu apartamento,ocasionando o rompimento deste e o vazamento.
    Já explicamos e mostramos ao proprietário que o erro foi dele(ou de quem para ele instalou e não meu ,mas o mesmo não admite o erro e agora entrou na justiça exigindo o reparo. Como posso apresentar a ele a norma e provar que o erro foi da instação do forro dele e não no meu encanamento?

    • Olá Ulysses, vc tem que ter fotos dos arames amarrados nos canos, com isso em mãos vc pode convidar um gesseiro para ir até a audiência e explicar para o juiz que não se deve amarrar o gesso nos canos. Isso é regra básica que qualquer gesseiro sabe, não podemos fixar o gesso em nenhuma outra instalação ou material a não ser a laje.

  • marco aurelio majewski

    Olá. Que legal o blog! Seguinte. Em meu sobrado tem forro de madeira preso em estruturas e nos caibros. Gostaria de em cima mesmo do forro de madeira colocar o gesso acartonado. É possível?

    • Obrigado Marco. Até pode sim, mas recomendo que chame um instalador de drywall para avaliar a situação, deve levar em consideração o peso das chapas, por isso é importante que a estrutura seja resistente. Abraços!

  • Tenho um imóvel com estrutura em pré moldado e cobertura de zinco, sem laje. São 222 m2. Qual seria o forro mais apropriado? Comum ou Drywall?

  • Amadeu Dias Alves

    Boa tarde,
    Uma informação: também é possível utilizar a lã de vidro no drywall para o teto da sala, proporcionando isolamento acústico?
    Grato.

  • Minha casa nao tem lage e estava pensando em colocar o drywall. Mas me preocupo se com o tempo tiver alguma goteira do telhado e estragar o forro. Tem algum indicado q suporte as goteiras.?

    • Posso te garantir que o custo benefício do forro de gesso vale o risco Helton. Até porque se tiver alguma goteira é muito simples e barato para concertar o forro. Até tem o drywall resistente a umidade, mas ele é mais caro e não resolve muita coisa em caso de goteira.

  • Minha casa tem 248m2 (sobrado) e é toda forrada com gesso convencional. O forro estala o tempo todo, e incomoda durante a noite. Se eu trocar todo o forro por drywal será que redolverá?

    • O drywall não estala, somente o convencional mesmo. Recomendo que troque de um cômodo ou dois para ver a diferença.

  • E seguro forra uma casa com gesso comum, pois minha casa não tem laje?

  • Patricia Karine

    Olá ,estou querendo forrar todo meu apartamento ,por conta do barulho do vizinho de cima mas estou na dúvida se o gesso resolveria esse problema. O que vocês recomendam?

    • Recomendo forro de gesso acartonado com lã de vidro de 50mm por cima, isso lhe dará um isolamento superior acústico a 50db.

  • claudia madeira

    Bom dia. Posso fazer paredes divisórias(comodos)usando o gesso comum?Quero fazer uma reforma na minha casa, usando a parte superior, que tem a lage e telha, mas as divisoes dos comodos, gostaria de fazer de gesso.Obrigada

    • Olá Claudia, poder até pode, mas hoje em dia usamos mais o gesso acartonado. Está até ficando difícil de encontrar gesseiros que ainda trabalhem com blocos de gesso para paredes. Recomendo que faça orçamento com os dois materiais, se a diferença for pouca opte pelo gesso acartonado.

  • Então para um
    Banheiro o que resiste mais a umidade o gesso comum
    Ou o draywall. Ru o chamado verde?

    • Olá Giovana, tanto faz um como outro. A umidade que me refiro é contato direto com a água, o forro de gesso depois de pintado corretamente fica praticamente impermeável. Já a placa RU não é recomendado para forro, somente para parede.

  • A desvantagem citada: “bem mais sensível a umidade” não é verdade! Existem as placas denominadas RU, que são resistentes sim a umidade!

    • Com certeza João existem as chapas RU, mas no caso acima estou comparando um forro de drywall com um forro de gesso comum. Como já trabalhei com os dois e vi casos de vazamentos em cima do forro, no drywall deu perca total da chapa e no gesso plaquinha não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.