FITA TELADA OU DE PAPEL PARA DRYWALL, QUAL USAR?

Parede ou forro de drywall sempre requerem um acabamento perfeito e que resista a várias intempéries não é mesmo? Os profissionais do ramo sempre tem um jeito diferente na hora de dar o acabamento com fita e massa no drywall.

Um assunto que é sempre discutido nos grupos que participamos no facebook é sobre a colocação de fita, uns dizem que fita telada não dá problema outros condenam o uso da mesma e dizem que o ideal é a fita de papel micro-perfurada. Fita telada ou de papel?

Eu particularmente uso as duas, depende do serviço e da pressa do cliente. Com a fita telada conseguimos deixar o serviço pronto com apenas uma demão de massa, já com a de papel sempre usamos duas demãos.

Pesquisando muito, lendo apostilas dos fabricantes e conversando com vários colegas, cheguei a conclusão que se o serviço for bem feito não importa muito qual fita usamos, pois acredito que ambas darão o efeito esperado de dilatação das juntas.

Veja o que diz o site da fabricante Âncora sobre as fitas para acabamento:

FITA TELADA

Características:

A fita telada é composta de fios de fibra de vidro entrelaçados formando uma malha, sendo uma das faces auto-adesiva.
É utilizada no tratamento de juntas entre as placas de gesso em paredes ou tetos, a fim de se manter a estabilidade do acabamento final, evitando trincas ou fissuras.

fita telada drywall

Aplicação:

A fita telada deve ser aplicada diretamente sobre a união das chapas, já que é auto-adesiva e em seguida deve-se passar sobre esta, uma ou duas camadas de massa para acabamento.

FITA DE PAPEL

Características:

É uma fita constituída de papel microporoso e microperfurado que facilita a saída do ar contido sob a fita na hora da aplicação, evitando a formação de bolhas.

Possui uma dobra localizada no centro, a fim de facilitar o correto posicionamento da mesma sobre as duas placas. É utilizada no tratamento de juntas entre as placas de gesso em paredes ou tetos.

como colocar fita no gesso acartonado

Aplicação:

Neste caso aplica-se uma primeira camada de massa diretamente sobre a junta das placas e então coloca-se a fita de papel sobre a massa, pressionando-a firmemente a fim de se eliminar eventuais bolhas de ar. Por fim aplica-se uma nova camada de massa para promover o acabamento final.

como administrar melhor sua empresa de gesso ou drywall

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS!

LEIA TAMBÉM: QUANTO GANHA UM GESSEIRO PROFISSIONAL?

Importante: Abri está discussão aqui para nossos colegas gesseiros e colocadores de drywall deixarem seus comentários e discutirmos o assunto, pois sei que muita gente recorre ao Blog do Gesseiro para retirar dúvidas e até quem sabe aprender algo sobre gesso e drywall. Colabore, divida conosco seus anos experiencia.

classificados gesso e drywall

FITA TELADA OU DE PAPEL PARA DRYWALL, QUAL USAR?
Avalie esse artigo
ARTIGOS RECOMENDADOS:

Pela Web:

42 comentários

  • Luiz Carlos da Silva

    Devo passar fita do lado em que a placa não tem rebaixo? Caso sim haveria um problema de acabamento na massa corrida?

  • Fita telada X fita papel, mito ou verdade sobre a telada, enfim andei tendo problemas com a fita de papel, começaram a aparecer bolhas e descolar fita, então fui atraz de pesquisar onde estava o erro, e como já levo tempo na profissão posso garantir com minha experiência, que foi instalado perfeitamente, pois este problema só começou a aparecer agora em alguns lugares, pois fui buscar onde está o problema, e é na fita sem sombras de duvidas, estava vindo fitas sem ser microperfurafas, então parti para fita telada, mas aí vem o de não ser permitida pelas normas, então tem q pegar estes fabricantes de fita papel e prazer eles pagar nosso prejuízo!

  • JAKSON MOREIRA

    eu queria saber porque que a fita esta sempre soltando e aparece trinca no meu forro de gesso acartonado em um ano ja tive que mecher tres veses e o vendedor nao sabe a soluçao se puder me ajudar eu agradeço!

    • Fita mau colocada ou colocada com gesso ao invés de usar massa para drywall. Na verdade, problemas na estrutura do forro também podem causar esse tipo de patologia. Só vendo para ter certeza de algo. Uma dica é chamar outro gesseiro para dar uma olhada. Abraços!

  • Anderson Pinto

    EM CANTOS DE 90° FECHADO É OBRIGATÓRIO O USO DA FITA COM BORDAS DE METAL

  • posso usar fita de papel 3m em junta de drywall

  • Boa tarde
    Como faço a emenda entre o bloco de concreto e o gesso acartonado?
    Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *