COLOCAR GESSO EM CASA SEM LAJE, PODE OU NÃO?

Essa é uma dúvida muito frequente em nosso ramo, estou escrevendo esse artigo pois recebemos vários emails com a mesma pergunta, afinal pode ou não colocar gesso em casa sem laje?

Gesso em casa sem laje trinca?

Nesses 15 anos que trabalhei com gesso tenho visto muita coisa, e sempre que um cliente me perguntava se o gesso em casa com armação de madeira trinca eu respondia: Sim, e em casa de laje trinca também, até o concreto trica porque o gesso não pode. Mas fizemos de tudo pra isso não acontecer é claro.

Na verdade o gesso de plaquinhas ou gesso comum como muita gente chama, pode sim ser colocado em casa sem laje desde que seja respeitado as dilatações com tabica ou negativo.

Essa dilatação é a mesma que deve ser feita em casa com laje, caso contrário vai dar problema também. É muito simples, basta não chumbar o forro de gesso na parede.

Veja abaixo o jeito certo de fazer forro de gesso tanto em casa de laje quanto em casa sem laje.

 

forro gesso armação madeira

forro gesso

Foto cedida pelo nosso colega Samuel Santos, Link abaixo.

www.facebook.com/gessoingleses

gesso em casa sem laje

Foto cedida pelo colega da Gesso Inovações.

forro de gesso em casa sem laje

LEIA TAMBÉM: DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE GESSO

Todo o forro deve ficar suspenso por arames e sem colar na parede, quando for moldura no lugar da tabica coloca-se primeiro a moldura colada na parede e depois apoiamos o forro encima e calçamos pra ele não levantar sem colar o forro na parede.

Também deve-se observar se o telhado não possui vazamentos. Certificar-se de que o madeiramento não tenha cupim e as madeiras suportem o peso do gesso. Caso necessário pode ser colocado reforços de madeira ou ferro.

Vantagens do forro de gesso em relação ao forro de madeira ou pvc.

A principal vantagem além da estética é o conforto térmico que o forro de gesso proporciona pois o calor fica retido entre o forro e o telhado deixando o ambiente mais fresco, podemos destacar ainda o conforto acústico, dias de chuva forte você quase não ouve o barulho da chuva na telha.

Conclução:

Fizemos muitos serviços aqui na minha região nesse sistema e não tivemos problemas, confiamos tanto que damos 5 anos de garantia e assistência caso desse algum problema. Temos casas sem laje com mais de 10 anos que colocamos o gesso e o cliente está satisfeito. Podemos sim colocar gesso em casa sem laje, mas caso o cliente esteja disposto a gastar um pouco mais pode ser colocado o forro de drywall  que não é tão rígido como o gesso de plaquinha.

Pedimos aos colegas gesseiros que deixe seus comentários para ajudar a esclarecer essa dúvida de nossos leitores.

COLOCAR GESSO EM CASA SEM LAJE, PODE OU NÃO?
4.1 (82.35%) 17 votes
ARTIGOS RECOMENDADOS:

Pela Web:

596 comentários

  • Bom dia estoy pensqndo em fazer uma garagem de telhado embutido mas sem laje se eu colocar gesso no lugar de laje vai ficar bom ?

    • Gesso é estética e laje é estrutura, se você pensa em segurança coloque laje. Bom fica sim, mas uma coisa não substitui a outra. Abraços!

  • o drywall não estala? Minha casa tem gesso convencional e é um inferno nos dias de muito amplitude térmica… outro dúvida, qual dos dois é melhor isolamente termoacustico(gesso convecional ou drywall)? Desde já agradeço

    • Olá Artur, o drywall estala muito pouco, quase nada. O melhor é o gesso comum por ser mais grosso. Mas para vc ter um bom isolamento eu recomendo forro de drywall com lã de vidro de 50mm por cima. Abraços!

  • Silvana Sales

    Minha casa e de telha gostaria de saber se posso colocar gesso ele ameniza o calor e o frio ou tenho que usar uma manta térmica ?

    • Olá Silvana, pode colocar gesso sim. O gesso já é um bom isolante térmico, mas o correto para melhorar o desempenho termo-acústico você deve colocar lã de vidro de 50mm em cima do forro. Abraços!

  • Minha casa nao possui vigas e meu marido sempre fala que ela não aguenta muito peso se não cai. Ela possui lage. Será que o gesso é muito pesado e assim faria minha casa cair? Desde já agradeço.

    • Acho pouco provável que o peso do gesso faça uma casa cair Rafaella. Fala pro seu marido que já colocamos muito gesso em casas sem vigas e na dúvida vc pode optar pelo gesso acartonado (drywall) que é bem mais leve que o gesso comum. Abraços!

  • Lucas Mendes

    Boa tarde. Gostaria, minha casa tem lage nao forrada, por isso causa umidade e o teto fica preto. Eu gostaria de saber se posso colocar gesso ou se ele também ficaria preto? Obrigado

    • Deve resolver o problema da umidade primeiro. Mesmo o gesso ficando afastado da laje corre o risco de mofar.

  • Charles Gonçalves

    Boa tarde, Regi !

    Tenho uma casa com telhado de zinco, posso usar forro de gesso comum para cobertura ? ou você indica outro material.

    Atenciosamente.,

  • Olá gostaria de saber se a casa sendo mista posso colocar forro de gesso onde a casa é de madeira? Obrigada

    • Pode colocar o gesso acartonado (drywall). Inclusive já fizemos trabalhos onde revestimos as paredes de madeira todas com chapas de drywall. Fica muito bom.

  • Boa tarde.

    Recentemente coloquei em minha cs de 2 andares gesso estuque, minha laje de tijolo de isopor, fica exposta ao sol durante todo dia, por cima da laje tenho um contra-piso de aproximadamente 7cm, porem moro no rio de janeiro e chega por volta de 14h onde o sol está na média 37º , se eu resolver ligar o ar-condicionado o gesso fica estalando muito alto impossibilitando dormir .

    começou aparecer umas trincas da espessura de um alfinete só na reta do isopor.
    pergunto tem alguma solução pra isso?
    estou quase quebrando tudo e substituindo por drywall.

    liguei no gesseiro e ele disse que nunca teve este tipo de problema.

    pode me orientar.

    • Olá Michael, esses estalos são ocasionados por um fenômeno chamado dilatação térmica, veja o vídeo e entenda: https://youtu.be/3as36d541iE
      Por isso sempre recomendamos que o forro de gesso fique solto das paredes, não pode colar ou chumbar o forro na parede.
      O que vc pode fazer para amenizar os estalos é fazer algum tipo de revestimento térmico em sua laje ou substituir o forro por drywall e colocar lã de vidro dentro desse forro.

  • Boa tarde Regi, este blog está me ajudando muito.
    A cozinha da minha casa é em forro de madeira, logo será reformada e pensei em retirar este forro e por o de gesso drywall, caso futuramente alguma telha quebre e haja goteira ou um vazamento d’água devido a chuva e atingir o gesso oque acarretará no gesso?
    Se isto possa estragar o gesso, há um meio de impermeabilizar ele antes de instalar para que ele não estrague se a água atingi-lo?

    • Fico feliz em ajudar o amigo. Olha só Fernando, como sempre falo para meus clientes, o forro de gesso tem tantas vantagens que vale o risco. Não conheço nada que possa impermeabilizar dessa forma, porém o concerto é muito simples em caso de danos. E também não é qualquer goteirinha que fará um grande estrago. Pode colocar sem medo, só caprichar bem no telhado e já era. Abraços!

  • Olá Regi,
    Quero rebaixar apenas uma parte de um Galpão de Estrutura Metálica, o pé direito é de 7,50m ( quero que o gesso fique com 3,00 na recepção.
    Alguns gesseiros falaram que o gesso vai trincar…
    O que vc acha?
    Desde já, muito obrigada

  • Olá! Pretendo colocar forro de gesso em minha casa porém tenho receio às “pingueiras”. Gostaria que abordasse mais sobre o assunto: quais os cuidados antes da instalação do forro, se há alguma tolerância,… Obrigado!

    • O gesso não é tão sensível a umidade como muita gente pensa Antonio. Para furar o gesso tem que ser muita água. Na maioria dos casos dá tempo de corrigir a goreira antes que ela danifique o gesso. Porém se acontecer de furar, o concerto é bem simples. Pelo conforto termo-acústico e beleza que o forro de gesso proporciona, eu acho que vale o risco. Abraços!

  • Boa noite meu forró é gesso no telhado e ultimamente tem estralado demais. O que pode ser feito para diminuir?
    Obrigada

  • Alguma indicação de gesseiro daqui de Araranguá?

  • Bom dia.
    Tenho forro de pvc e gostaria de cobrí-lo com gesso. É possível? Ou é necessário retirar o forro de pvc??
    Obrigada.

    • Bom dia Tatiane, o correto é retirar o PVC para colocar o gesso. Até dá para fazer por baixo, mas não fica bom. Abraços

  • Arquimedes beccara

    Muito seus cometários , vou mandar colocar gesso em casa mais o gesseiro não me disse que gesso vai ser como vou saber se o gesso é de qualidade?Sou de florianopolis

    • Gesso é praticamente tudo igual, o que muda é a qualidade da mão de obra. Nesse caso o correto é pesquisar e tirar referencias do profissional antes de contrata-lo. Abraços!

  • Boris Vargas

    Olá Regi, bom dia! Estava pesquisando sobre colocação de gesso em casas sem laje e vim parar aqui. Achei bacana sua atenção com o blog.
    Tenho uma dúvida. Vamos realizar uma reforma e numa casa de alvenaria estrutural onde o forro é de madeira e gostaríamos de colocar gesso, mas também gostaríamos de rebaixar as “águas” (/\) do telhado e colocar platibandas ao redor para ficar com um aspecto mais bacana.
    Vi que para colocação do gesso em casa sem laje não teria problemas, mas minha dúvida seria quanto ao tipo de telhado, que no meu caso ficaria com um ângulo bem grande (ou bem baixo). Não sei se você já viu alguma coisa assim com a sua experiência. Sabe o tipo de estrutura que é usada pra isso? Armação em ferro, madeira com telha de fibrocimento…etc. Agradeço pela sua atenção. Abraço.

    • Olá Boris, já fizemos alguns trabalhos assim. No pelo que lembro a armação do telhado era normal. Uma ultima que fizemos era de ferro e telha de zinco, pois o angulo do caimento era bem pequeno, nesse caso usamos drywall (que é mais recomendado em telhados com estruturas de ferro). Independente do tipo de telhado que usar vc pode colocar gesso sem problemas. Espero ter ajudado. Abraços!

  • Olá Regi sou de Criciúma eu estou com uma grande dúvida tenho telhado de madeira em armaçao,porém ela está um pouco comprometida e vamos trocar em uns 2 anos porém eu gostaria de colocar forró no meu quarto é um quarto de 15m2 qual gesso você recomenda?acartonado ou plaquinha?e eu queria fazer de uma forma q n fique ligado a armação pois vamos trocar,você recomenda comprar barras de ferro e fazer aramado nas barras de ferro?meu quarto mede 3.30 de largura por 4.50 de comprimento abraço fico no aguardo

    • Olá Felipe, pode fazer o forro de drywall com montantes de 70mm duplos e sem usar tirantes, inclusive fiz alguns forros como este ai no shopping das nações. Fica um pouco mais caro, porém bem seguro e muito melhor que fazer gambiarra com ferro ou madeira. Segue um vídeo que achei no youtube pra vc ter uma ideia. https://youtu.be/TGxSIpZsgcI

      • Deixa eu ver se entendi então eu ao Inves de colocar apenas um montante eu coloco 2 juntos formando apenas 1?e eu n vou precisar amarrar em nada?nem usar tirante nem prender em lugar algum?posso fazer com tabicas,desde já grato pelas informações amigo ótimo serviço prestado para o pessoal parabéns

        • Correto Felipe, os montantes encaixam perfeitamente um dentro do outro, coloque alguns parafusos metal/metal para reforço e pronto. Pode usar tabica sim.

  • Juliana kerli

    Oi estou mto preocupada pois estou construí do uma casa e o pedreiro disse que talvez minha casa não pudesse receber o gesso pq o telhado não suportaria,mas ainda nem foi colocado o telhado,fiquei sem entender a desculpa do pedreiro em não aceitar fazer o madeiramento do meu telhado.Ele disse q seria mto peso e o teto poderia desabar.Vc poderia me explicar o pq?

    • Oi Juliana, não posso dar garantia sem ver seu telhado antes. Mas dificilmente um telhado não suportaria o peso do forro. A casos em que os pedreiros não gostam de gesso e dão cada desculpa esfarrapada que até assusta. Embora o forro de gesso seja mais pesado que o forro de madeira eu nunca vi um telhado que não suportasse o peso. Chame um gesseiro ou carpinteiro profissional para avaliar a estrutura antes de forrar. Abraços

  • BRUNO SANTIAGO

    Boa tarde Regi! Um dúvida..que tenho! É preciso tampar os vãos entre a parede e o telhado para colocar o forro de gesso!? Desde já agradeço pela atenção.
    Att. BRUNO SANTIAGO

  • Daniel Paulo Flor

    Oi boa noite. Pelo que percebi você é de ararangua. Estou reformando minha casa em sideropolis e gostaria de saber qual orcamento para dar colocado o m2 de gesso e do acartonado. Atc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *