PAREDE DE GESSO ACARTONADO OU ALVENARIA

Gesso acartonado ou alvenaria? Quais as principais vantagens e desvantagem da parede de DRYWALL em relação a parede de alvenaria? O que devemos apresentar para o cliente na hora de esclarecer suas dúvidas?

Muito comum na hora de fazermos um orçamento de parede divisória em gesso acartonado é o cliente nos bombardear com várias perguntas, não é mesmo?

Por isso devemos estar sempre bem preparados e com todas as respostas na ponta da língua.

Mas estar com as respostas na ponta da língua não é simplesmente ficar repetindo o que ouvimos por ai, com frases prontas que muitas vezes nem sabemos se realmente é verdade ou se tem algum embasamento técnico.

As maiores dúvidas dos clientes são sobre a resistência e isolamento acústico do sistema drywall.

Esses são os dois principais mitos que lidamos no dia a dia das obras.

DESEMPENHO ACÚSTICO DO GESSO ACARTONADO X PAREDE DE ALVENARIA.

Na imagem abaixo podemos ver um teste da condições dos dois tipos de parede.

Parede de alvenaria:

Espessura: 200 mm

Peso: 450 kg/m²

Isolamento acústico: 60db

Parede drywall com lã de rocha:

Espessura: 140 mm

Peso: 43 kg/m²

Isolamento acústico: 60 db

gesso acartonado ou alvenaria

Podemos concluir pela imagem acima que a parede drywall é mais estreita, mais leve e com o mesmo isolamento acústico da parede alvenaria.

Tem muita gente que ainda acha que a parede de gesso acartonado não isola o barulho, cabe a nós profissionais do gesso baseando-se em estudos provar o contrário.

Aqui aparece a primeira vantagem do drywall sobre a alvenaria, que é o aproveitamento do espaço, veja na figura acima, a parede de concreto teria que ter 20 cm de espessura para isolar a mesma quantidade de decibéis da parede de gesso acartonado com 14 cm.

Nesse link você tem acesso totalmente grátis a uma apostila de DESEMPENHO ACÚSTICO EM SISTEMAS DRYWALL.

RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO.

Outra vantagem do gesso acartonado que devemos mostrar para o nosso cliente, é a relação custo benefício. Muita gente nem se quer ousa fazer o orçamento do gesso e já vai logo chamando o pedreiro e faz a divisória de tijolos mesmo.

Pesam que o preço por metro quadrado da parede de drywall é muito maior que o da alvenaria.

E realmente é verdade, o custo por metro quadrado da parede de drywall com isolamento acústico ainda é mais alto que o da alvenaria.

Mas somente quando o calculo é feito numa quantidade pequena de parede, quanto maior é a metragem quadrada de parede a ser feita mais barato fica o preço da parede de gesso acartonado.tempo é dinheiro

Em alguns casos chega a ficar mais barato que a alvenaria. Isso se dá por vários motivos, mas o principal deles é o tempo de execução dos projetos, sendo que o acartonado é quatro vezes mais rápido do que a alvenaria, sendo assim um serviço que leva quatro semanas na alvenaria no drywall leva apenas uma.

Sei que esse assunto renderia várias páginas, mas não vou me estender muito, meu objetivo aqui é atiçar a curiosidade dos nossos colegas para que pesquisem mais sobre o assunto, principalmente se você está começando a trabalhar agora com gesso acartonado.

Eu mesmo trabalhava somente com gesso comum e quando comecei a trabalhar com drywall, alem do curso que fizemos na PLACO tive que pesquisar muito pra poder bater de frente com esse mercado.

Uma dica: Na aba SITES você encontra alguns sites importantes sobre o tema.

Gostaria de saber sua opinião ou sugestão sobre o assunto. Deixe seu comentário.

Abraços….

36 comentários

  • Isabella Domingues

    Olá, qual calculo vocês utilizam para saber quantos decibéis irá isolar?

    Obrigada!!

    • Usamos as especificações dos materiais empregados. cada fabricante informa quantos decibéis seu material isola.

  • Bom dia!!
    Pretendo fazer uma divisoria(so uma parede) no quarto para virar um closet, fica mais barato ela no gesso ou de tijolo/bloco? Medida +- 3 largura x 3 de altura.
    Obrigada

    • Vai depender dos valores de mão de obra ai da sua região. Na maioria das vezes em alvenaria fica mais barato, porém o drywall tem várias vantagens que compensam a diferença de preço. Rapidez na execução e limpeza na obra são apenas algumas delas. Abraços!

  • Maria de Fátima B. Sousa

    Olá,
    Eu gostaria de fazer uma parede divisória em drywall de 280 de altura por 200 de comprimento, sem isolamento acustico. É apenas para separar um pequeno closet no dormitório. O piso será vinilico (em placas). Minha dúvida é devo fazer essa divisória antes ou depois de colocar o piso?

  • olá, penso em construir uma casa, as paredes externas de alvenaria comum, e paredes internas de gesso (ja tem os pilares de concreto pronto) é possível fazer esse tipo de construção ?
    E por quanto fica mais ou menos ? 2 quartos solteiro (2,50×3,00) /banheiros (1,90×2,50) e (1,50×2,20)
    / 1 closet (1,90×2,50)/ 1 quarto casal (3,80×3,00) ~obs~ paredes com 3m de altura.
    Obrigado desde já !

    • Se preciso a planta, me chame no seguinte e-mail, Mr.mazecrazy@gmail.com <—

    • É possível sim Jackson, nesse caso deve fazer toda parte estrutural de alvenaria e usar o drywall apenas para fazer o fechamento das paredes internas. Por ex: As paredes de fora da casa devem estar bem amarradas umas nas outras com vigas para poder sustentar o peso do telhado. Já fizemos muito esse tipo de trabalho em pavilhões, transformando um pavilhão em diversas salas menores e banheiros. O preço depende da região, gira em média R$60 reais o M².

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.