VANTAGENS E DESVANTAGENS DO STEEL FRAME, LSF

Muito tem se falado sobre o uso do sistema Light Steel Frame aqui no Brasil. Alias esse é um setor que vem crescendo gradativamente nos últimos anos.

O Light Steel Frame é um sintema de construção a seco que utiliza aço como principal material estrutural.

“Os construtores deverão concentrar esforços naqueles que procuram uma alternativa à construção convencional, especializando-se nesse nicho de mercado.
Os esforços de tentar convencer alguém que não compreende as características do LSF, apenas por preconceito, dificilmente compensarão.”
(Futureng)

Principais Vantagens e desvantagens do Steel Frame:

Quais-sao-as-desvantagens-do-Light-Steel-Frame-

Sistema construtivo Light Steel Frame

Vantagens do Steel Frame:

1. Obra rápida e limpa;

Uma obra em Steel Frame geralmente é feita em 1/3 do tempo gasto em uma obra convencional de alvenaria. A baixa geração de entulho e resíduo resulta em uma construção mais limpa.

2. Construção a seco;

Usa-se aguá praticamente só no concreto da fundação.

3. Facilidade de montagem e manuseio;

4. Redução de prazos (se comparada com alvenaria);

5. Facilidade de passagem e manutenção de instalações elétricas, hidrossanitárias, cftv, gás, dados, arcondicionado, dentre outras;

6. Leveza e redução do custo de fundações (se comparado com alvenaria);

7. Menor número de etapas de construção;

8. Ganho de área de 4% a 5% (se comparado com uma mesma planta de edificação em alvenaria). Isso porque as paredes internas de uma edificações em Steel Frame tem menor espessura que os tijolos/blocos.

9. Redução de desperdícios. Devido ao processo ser industrializado, as etapas de obra são atividades de montagem. Diferente de uma construção convencional onde há muitas atividades moldadas “in loco”, como reboco, chapisco, corte de tijolos/blocos para paginar uma parede de vedação.

vantagens e desvantagens do steel frame

Sistema construtivo convencional

Desvantagens do Steel Frame:

1. Preconceito;

Isso é que impede o crescimento mais rápido do sistema aqui no Brasil. Muitas pessoas acham que o Light Steel Frame é um sistema frágil, quando na verdade o uso do sistema em outros Países é maior justamente pela sua resistência a fenômenos como terremotos.

2. Barreira Cultural;

Quem mora em uma residencia feita em Steel Frame não pode sair pregando objetos na parede, precisa ler o manual da casa primeiramente, entregue pela construtora, para poder parafusar objetos nas paredes e forro – e realizar qualquer manutenção necessária. No manual, devem constar informações de instalação e quais paredes foram previamente reforçadas para essa finalidade.

Para manutenções e reparos, em instalações elétricas e hidráulicas, as paredes são recortadas. Diferentemente da alvenaria, que gera quebra-quebra, barulho e entulho. As placas são recolocadas ou substituídas na sequência do conserto.

3. Falta de Conhecimento;

A falta de conhecimento, e de um adequado planejamento, faz todo o potencial da construção a seco se perder por não ser explorada adequadamente. Uma construção que não tem os processos de cura do concreto, por exemplo, não deve ficar com a obra parada pela falta de algum componente, atrasando cronogramas e, muitas vezes, expondo os materiais ao tempo.

4. Falta de Mão de Obra;

Um sistema extremamente calculado, que não permite erros e desperdícios. O que se difere, em muito, da alvenaria e por isso a falta de mão de obra especializada.

O mercado vem se esforçando com o aprimoramento de profissionais e cursos estão sendo disponibilizados para que este cenário seja modificado.

5. Custo;

Por ser um sistema que veio de fora, alguns componentes tendem a ter custos mais elevados. Porém, os produtos estão ficando cada vez mais disponíveis no mercado nacional e pensar que o Brasil é um dos maiores produtores de aço – alma da construção LSF.

Light Steel Frame, definição

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO STEEL FRAME, LSF
5 (100%) 1 vote
ARTIGOS RECOMENDADOS:

Pela Web:

11 comentários

  • Fabio Luiz Peres

    Ola, Alquem recomenda alguma empresa na Regiao de Cotia – SP

    • Olá, bom dia.
      Sou representante comercial na região de Indaiatuba/SP da Construtora Casas Curitiba a qual fazemos projetos e construção em médio e alto padrão de casas/sobrados/escolas/centros comerciais/ etc… em STEEL FRAME.
      Fazemos também em alvenaria convencional e madeira nobre, todos projetos em médio e alto padrão personalizados.
      Caso haja interesse, entre em contato: Luiz Norbiato – (19) 98103-5994
      Entre em nosso site e veja as publicações do nosso trabalho: Steel Frame, Alvenaria e Madeira Nobre.
      http://www.casascuritiba.com.br

  • sou empreiteiro, e trabalho con reformas e construcoes de pequeno porte, e estou enteressado neste seguimento, quero uma indicassao p conhecer melhor en belo horisonte

  • Construção espetacular, sou engenheiro especializado em estrutura concreto armado e no inicio tive um pouco de receio até que estudei sobre o assunto e me especializei e hoje em minha empresa estamos deixando obras e projetos convencionais oferecendo trabalhos apenas em obra a seco, treinando toda nossa equipe para não termos problemas quanto a mão de obra.

    Recomendo a metodologia.

    Fico a disposição.

    • Muito interessante seu depoimento Lucas, espero que ajude a quem ainda tem preconceito com o sistema LSF. Obrigado por compartilhar conosco. Abraços!

  • Pedro Mastroianni

    Bom dia
    Fiquei interessado em construir uma residencia unifamiliar, 2 suites e demais ambientes basicos.
    Gostaria de ter informações no que se refere a segurança, isolamento acústico e térmico, moro em uma região fria e úmida.
    Obrigado pela ajuda

  • Conhece alguém que trabalhe com Steel frame sou super enterresado nessa novidade sou de santo Amaro SP não tenho problemas com locomoção muito obrigado.

  • Fabio Silva

    Sabe que tenho muita curiosidade nesta tecnologia da constrção. Como ja trabalho com drywall, creio ser interessante um curso neste segmento. Vocês indicam alguma instituição no RS?
    Obrigado.

    • E pra quem já trabalha com drywall fica bem mais fácil de aprender as técnicas do Steel frame. Esse setor vai crescer e muito Fábio, lembra do drywall a 5 ou 10 anos atrás, quase ninguém usava, com o LSF vai ser a mesma coisa. Infelizmente não conheço ninguém que ensine aí no RS , esse setor ainda é carente de bons cursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *