TUDO SOBRE ISOLAMENTO ACÚSTICO EM DRYWALL

Introdução isolamento acústico em drywall

O efeito incômodo e nocivo que o ruído exerce sobre o ser humano já é amplamente estudado e conhecido. Além da perda de audição, que pode ser provocada pela exposição contínua a níveis sonoros altos, outros efeitos são percebidos no organismo como:

aumento da pressão arterial, aceleração da pulsação, dilatação das pupilas, aumento da produção de adrenalina, reação muscular e contração dos vasos sanguíneos, entre outros.

Portanto, o ruído não somente dificulta a comunicação verbal,mas influi diretamente no comportamento fisiológico e emocional das pessoas expostas a ele em qualquer situação e em qualquer ambiente (no trabalho, no trânsito, em casa, no cinema,etc.). Para reduzir os efeitos causados pelo ruído, muitas técnicas e produtos foram desenvolvidos e têm sido usados principalmente na construção civil, visando a adequar os ambientes das edificações às exigências de qualidade ou conforto acústico requeridos,buscando garantir o bem-estar das pessoas que aí vivem ou trabalham.

Causas e soluções

As principais causas de desconforto acústico dentro de uma edificação são os ruídos externos (que são propagados através das fachadas) e os ruídos internos (transmitidos de um ambiente para outro). A solução para esse problema requer o uso de sistemas e materiais destinados à isolação acústica, que minimizem a propagação desses ruídos.

A exigência de desempenho acústico varia de acordo com o tipo de edificação (residencial, comercial ou industrial), o local (urbano, rural, com e sem tráfego intenso de veículos e caminhões ou próximos a aeroportos) e a necessidade e sensibilidade ao controle de ruídos das pessoas que convivem dentro e ao redor da edificação considerada.

Nesse sentido, cada projeto deve ser elaborado em função da qualidade acústica requerida, buscando, ao mesmo tempo, satisfazer da melhor forma possível as necessidades estéticas, decorativas e funcionais de arquitetura.
Conceitos básicos de acústica

Som
Ocorre quando um meio elástico é perturbado, excitando o sistema auditivo, gerando o fenômeno da audição.

Percepção sonora
Reação do ouvido humano ao som. O ouvido humano percebe sons nas frequências entre 20 e 20.000 Hz.

Frequência
Mede o número de vibrações por segundo e é expressa em hertz (Hz)
Sons graves – 125 a 250 Hz
Sons médios – 250 a 1.000 Hz
Sons agudos – 1.000 a 4.000 Hz
A frequência da voz humana está entre 500 e 2.000 Hz.
A medição do nível de pressão sonora que se assemelha à sensibilidade do ouvido humano é o dB.

Ruído
É uma onda sonora desordenada, ou seja, um som indesejável que pode estar presente no ambiente ou ser transmitido a este. Essa percepção é subjetiva e varia de pessoa para pessoa. Os ruídos podem ser de transmissão aérea ou estrutural.

Conforto acústico
Quando é feito um mínimo esforço fisiológico com relação ao som ou quando o som é agradável à audição.

Rw
É o índice ponderado de redução do som aéreo medido em laboratório.

Propagação do som
Quando uma onda sonora incide sobre uma superfície ou parede, acontecem três fenômenos: reflexão, absorção e transmissão.

ISOLAMENTO ACUSTICO GESSO

Reflexão
É o fenômeno que acontece quando a onda sonora se choca contra uma superfície e se reflete, retornando para o ambiente. Quanto mais densa e estanque for a superfície, maior será a reflexão.

Absorção e dissipação sonora
É a capacidade dos materiais ou sistemas construtivos absorverem e dissiparem o som, diminuindo o excesso de reflexões, tornando-o inteligível.

Isolação sonora
É a capacidade dos materiais ou sistemas construtivos de formarem uma barreira, reduzindo a transmissão do som de determinado ambiente para os demais ambientes. Há duas maneiras de se isolar essa passagem do som:

1- Utilizando paredes feitas com materiais de alta densidade

Para ser eficiente, este tipo de solução muitas vezes requer o aumento de espessura da parede, diminuindo o espaço útil dos ambientes e aumentando o peso da construção.

isolamento acustico drywall

2- Utilizando o sistema construtivo: Mola – Massa – Mola

Este é constituído de uma chapa de gesso por exemplo (massa), um “colchão” de ar ou um material que amortece e absorve a maior parte da onda sonora, quebrando sua intensidade (mola) e outra chapa de gesso (massa).

A eficiência do sistema se deve ao fato de ocorrer uma fricção entre a onda sonora e o novo meio (o ar ou um material fibroso como a lã mineral).

Essa fricção converte parte da energia sonora em calor, ou seja, o ar ou a lã mineral faz com que a energia sonora perca intensidade, resultando em aumento da isolação sonora.

isolamento acustigo gesso acartonado

Conforme mostram as figuras a seguir, fixando-se o desempenho acústico em 60 dB e comparando-se as especificações de cada sistema, verifica-se que o sistema massa–mola–massa (mostrado na página anterior) permite a obtenção de uma parede com espessura menor (140 mm contra 200 mm) e apenas 10% do peso de uma parede de concreto maciço:

como fazer isolamento acustico gesso

Abaixo é mostrado o desempenho comparativo entre paredes de alvenaria convencional (nesta página) e suas equivalentes em drywall (na página ao lado) sem e com lã mineral:

acustico gesso

Padrões de desempenho das paredes drywall mais comuns, isolamento acústico em drywall

isolamento gesso

Observações sobre a tabela

Designação das paredes

A designação das paredes drywall é composta pelos seguintes elementos, tomando-se como exemplo o item 8:

193/70/600/MS/DES/2 ST 12,5 + 2 ST 12,5/BR/LM 50

193: espessura total da parede (mm)
70: largura dos montantes (mm)
600: espaçamento entre os montantes (mm)
MS: montante simples
DES: dupla estrutura separada
2 ST 12,5: número, tipo e espessura de chapa de um lado
2 ST 12,5: número, tipo e espessura de chapa do outro lado
BR: borda rebaixada
LM 50: lã mineral e espessura da manta ou painel

Legendas

ST: Chapa standard
RU: Chapa resistente à umidade
RF: Chapa resistente ao fogo
DES: Dupla estrutura separada
CF: Corta fogo
MD: Montante duplo
Rw: Índice ponderado de redução de som aéreo medido em laboratório
dB: Decibel
MS: Montante simples
BR: Borda rebaixada
LM: Lã mineral
LV: Lã de vidro
LR: Lã de rocha




Fatores que alteram o desempenho acústico das paredes drywall

Espaços internos maiores entre as chapas proporcionam índices de isolação maiores. Ver: item 1 = 36 dB e item 4 = 38 dB. Nas paredes com lã mineral (LM), o desempenho acústico é similar mantendo-se a mesma espessura de lã e de acordo com as densidades dos tipos de lã: lã de vidro (LV) de 12 a 16 kg/m3 ≅ lã de rocha (LR) de 32 kg/m3.

A espessura de lã mais usada nas paredes drywall é de 50 mm, aplicada nos itens 2, 3, 5, 6, 7 e 8. Mantas mais espessas, preenchendo todo o espaço entre chapas (largura da estrutura), melhoram o isolamento acústico. No item 7, se for utilizada manta de lã mineral com 100 mm, o Rw passará para 47 dB.

Quando aplicadas chapas RF com 15 mm de espessura, em vez de chapas de 12,5 mm, os índices de resistência ao fogo são melhorados: CF 45 passa para CF 60 e CF 90 passa para CF 120.

Ensaios de acústica

Todas as paredes apresentadas na tabela foram submetidas a ensaios no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Os números e as datas a seguir referem-se a ensaios de acústica.

Item 1: 842296 (17/02/1997)
Item 2: 865428 (13/07/1999)
Item 3: 838605 (08/08/1996)
Item 4: 960529 (07/08/2007)
Item 5: 960530 (07/08/2007)
Item 6: 960531 (07/08/2007)
Item 7: 895960 (27/11/2002)
Item 8: 862883 (29/03/1999
Norma de Desempenho

Os índices de desempenho apresentados pelas paredes em drywall na tabela publicada na página central atendem a todos os requisitos da norma ABNT NBR 15.575: 2008 – Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – Desempenho Parte 4: Sistemas de vedações verticais externas e internas. Para melhor entendimento dos requisitos citados, recomenda-se a leitura dos seguintes itens da norma (os itens complementares indicados em vermelho estão no Anexo F) em ou outras normas (em azul).

7 Segurança estrutural
7.1 Estabilidade e resistência estrutural dos SVVEI (sistemas de vedações verticais externas e internas)
7.2 Deslocamentos, fissuração e descolamentos nos SVVEI
7.3 Solicitações de cargas proveniente de peças suspensas atuantes nos SVVEI – Tabela F.1
7.4 Impacto de corpo mole nos SVVEI, com ou sem função estrutural – Tabela F.2
7.6 Ações transmitidas por impactos nas portas
7.7 Impacto de corpo duro incidente nos SVVEI, com ou sem função estrutural – Tabela F.6
8 Segurança contra incêndio – Ver ABNT NBR 15758 – 1
9 Uso e operação – Ver ABNT NBR 15758 – 1
10 Estanqueidade
10.2 Umidade nas vedações verticais externas e internas decorrente da ocupação do imóvel
12 Desempenho acústico
12.2 Níveis de ruído admitidos na habitação
Tabela 19 – Valores recomendados da diferença padronizada de nível, DnT,w, para ensaios de campo
Tabela 20 – Índice de redução sonora ponderado dos componentes construtivos Rw, para ensaio de laboratório
14 Durabilidade e manutenibilidade
15 Saúde – Ver ABNT NBR 15758 – 1
16 Funcionalidade – Ver também 7.6 Ações transmitidas por impactos nas portas
18 Adequação ambiental
Detalhes executivos

Para atender os parâmetros exigidos pela Norma de Desempenho, recomenda-se a execução dos detalhes construtivos seguintes:

Banda acústica

A banda acústica aplicada na estrutura de contorno da parede em drywall, guias e montantes, além de impedir a passagem de som por alguma fresta entre o perfil e o elemento estrutural, evita que a onda sonora que atinge a parede transmita-se para os elementos estruturais por vibração.

acustico drywall

Instalações e isolação com lã mineral

Nas regiões das paredes drywall onde houver instalações com tubulações de água e esgoto, eletrodutos e caixas elétricas, as mantas de lã mineral devem receber cortes para encaixe e uma melhor acomodação em torno das peças.

ver_imagem

ver_imagem 22

Caixas elétricas

O posicionamento de caixas elétricas no mesmo alinhamento numa parede drywall facilita a passagem de som de um lado para o outro comprometendo o desempenho acústico da parede.

É recomendável a defasagem entre as peças de no mínimo 100 mm e o preenchimento com lã mineral no contorno e no fundo das peças.

parede gesso

Vedação acústica recomendável nas aberturas

No encontro do batente com o perfil de contorno das aberturas e no rebaixo do batente, deve haver tratamento para evitar a passagem de som ou a transmissão de vibração na batida de porta.

No rebaixo do batente deve ser aplicada batedeira de vedação que amortece a batida da porta e impede a passagem de som com a porta fechada.

Na parte de baixo da porta é recomendável a aplicação de elemento de vedação (selo acústico) para evitar a passagem de som pela fresta inferior.

Fixação de batente com parafuso

Antes da fixação do batente deve ser aplicada banda acústica nos perfis de contorno da abertura vedando a passagem de som.

isolamento acústico drywall

Fixação de batente com espuma de poliuretano

Normalmente os batentes são fixados com 6 pontos de aplicação da espuma estrutural de poliuretano, 3 pontos em cada perna, ficando espaços vazios entre os pontos por onde o som passa de um lado para outro. Recomenda-se o preenchimento desses vazios com espuma de poliuretano não estrutural (mais econômico).

ver_imagem (2)

Tratamento acústico dos shafts

As prumadas de esgoto e água devem receber tratamento acústico para evitar a transmissão de ruídos de descarga e águas servidas para os ambientes contíguos. Este tratamento pode ser feito no fechamento do shaft com manta de lã mineral ou através de tubos bipartidos de lã mineral direto sobre os canos.

isolamento acústico em drywall

Referências Normativas

ABNT NBR – 10.151
Avaliação de ruído em áreas habitadas

ABNT NBR – 10.152 (em revisão)
Níveis de ruído para conforto acústico

ABNT NBR – 14.715:2010
Chapas de gesso para drywall Parte 1 – Requisitos

ABNT NBR – 15.217:2009
Perfis de aço para sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall – Requisitos e métodos de ensaio.

ABNT NBR – 15.758:2009
Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall – Projeto e procedimentos executivos para montagem – Parte 1: Requisitos para sistemas usados como parede.

ABNT NBR – 15.575:2008 (em revisão)
Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – Desempenho – Parte 4: Sistemas de vedações verticais externas e internas.

Fonte: Drywall – Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall
Data de publicação: 15/09/2011

44 comentários

  • Boa tarde amigo, estou em são paulo zona sul proximo ao Grajau você teria alguma empresa para indicar que faça o serviço de acústica com drywall inclusive portas e janelas?

  • Boa tarde. Preciso de uma orientação. Caso eu aplique (colagem com massa) duas camadas de drywall diretamente sobre uma parede já acabada e ainda aplicar sobre essas camadas um revestimento vinílico, por exemplo, piso vinílico auto colante (já servindo como acabamento), eu terei uma redução do barulho emitido pelo imóvel vizinho? Obrigado. Abraços.

  • Olá Reginaldo sou sua fã acompanho seu canal é bem completo e didático.
    Resido em Santos e gostaria de uma recomendação sua de empresa na região da baixada santista para colocação de forro com isolamento acústico.
    Ahhhh e quando colocar em ação sua caravana pelo Brasil você e sua família estão convidados a nos visitar aqui em Santos.
    Sucesso. Abraços.

    • Olá Lúcia, fico muito feliz em poder ajudar e também em saber que gosta dos meu conteúdos. Agradeço desde de já pelo convite e não descarto a possibilidade , com certeza vamos precisar do apoio dos amigos e amigas. Sobre o profissional, não tenho como lhe indicar pois não conheço ninguém nessa região. Uma dica é fazer uns 2 ou 3 orçamentos e escolhe não só pelo preço e sim pela experiência e referencias dos profissionais. Abraços!

  • Boa tarde. Tenho uma dúvida. Pretendo “colar” placas de drywall diretamente sobre uma parede já acabada e pintada. Esse procedimento já é suficiente para proporcionar isolamento acústico? obrigado.

  • Olá. Moro em um sobrado geminado onde o mesmo telhado é compartilhado pelas duas casas, provocando a transmissão de qualquer ruído, não tem laje. Instalei um forro de gesso acartonado, abaixo lã de vidro, e em seguida, outro forro de acartonado. Não funcionou, continuou como antes. Seria possível construir mais um forro, dessa vez com três chapas e sem desmontar o forro antigo, lembrando que as paredes são em drywall?

    • Tem que ver se esses ruídos estão realmente sem propagados apenas pelo forro ou se está vindo também pelas paredes ou janelas e portas.

  • Parabéns pela matéria. Sou da cidade de Valinhos-SP e estou querendo montar um estúdio de vídeo com paredes drywall, portas de correr e janela. Tudo com isolamento acústico. Estou com dificuldade de achar profissionais por aqui para fazer esse tipo de serviço. Consegue indicar alguém ? Obrigado

  • Ola, Reginaldo.
    Gostei muito da materia e me esclareceu bem minhas duvidas. Mas ainda tenho uma questao me martelando. Estou fazendo um home studio e queria fazer o isolamento acustico dele. A duvida é a seguinte: pretendo colocar lã de vidro 50mm na parede de alvenaria depois uma chapa de drywall depois mais lã de vidro e outra chapa de drywall. Seria esse modo melhor q a alvenaria + lã de rocha + chapa dupla de drywall? Agradeço a paciência.

  • Olá, Regi!
    Muito legal teu blog. Parabéns!
    Aproveitando que todo mundo fez suas perguntas, faço deixo a minha dúvida!
    Preciso dividir uma sala, construída em alvenaria em duas. Os proprietários optaram por fazer a divisória em MDF e usar Placas de Poliestireno como isolante acústico. Tu recomendaria essa solução?

    Obrigada!

    Referência de produto: https://www.leroymerlin.com.br/placa-de-poliestireno-2,5x50x100cm-axton_89677315

    • O produto em si é muito bom em relação a isolar os ruídos, porém ainda gosto mais da divisória de drywall com lã de vidro. Além do isolamento ser maior é uma divisória mais segura e com maior resistência mecânica. Essa opção do MDF pode ser utilizada em casos quando o cliente não quer muita bagunça, como pintura por exemplo. Abraços

      • Sim, é exatamente isso que o cliente não quer: bagunça!

        Muito obrigada pela tua resposta! Sucesso pra ti!

  • Viviane Nivea

    Boa noite moro em um condomínio de casas e a o vizinho ao lado faz muito barulho arrasta móveis e criança pula e grita muito se fizer essa parede de drywall ajudaria .. e média de preço você sabe ex para uma parede de 5 metros ?

  • Heloisa Helena Reis Guimarães

    Boa noite. Gostei muito de suas respostas: objetivas e práticas. Estou construindo um espaço para festas e me foi aconselhado construir com parede de alvenaria (lajota furada de cimento) e revestir com drywall. Vidro de 12mm de espessura, telhado com telha sanduíche e forro com placas minerais. Essas providências me garantem isolamento acústico? Qual seria o piso ideal, considerando que tem umidade no terreno (inviabilizando o piso laminado)? Obrigada pela orientação.

  • Alexandre Romano

    Olá.
    Moro em um apto que não atende as normas de espessura de lajes e paredes.
    A parede de minha sala e quarto são divisas com outro apto, de apenas 9cm bloco de cerâmico.
    Atualmente, vivo uma situação infernal, o vizinho do lado, sem negociação, possui filhos adolecentes.
    Pensei em fazer uma parede acustica com 03 placas de gesso e gostaria de saber qual a melhor manta mineral para por no meio das placas.
    Como a laje para os dois aptos é a mesma, quando eles pulam trepida dentro do meu apto. Qual seria um piso que minimizaria este ruído ?
    No teto, qual seria a indicação para reduzir o máximo de ruído do apto de cima ?
    Obrigado !

    • Olá Alexandre, recomendo usar lã de vidro de no mínimo 50mm de espessura. Dica, não prenda os perfis na parede de alvenaria e coloque a banda acústica na guias de chão e teto. Isso irá diminuir a propagação dos ruídos. Não conheço muito sobre pisos acústicos, mas sei que aqueles pisos laminados de madeira dá para colocar uma fina manta por debaixo deles e ajuda bastante. No teto, lã de vidro e forro drywall com duas chapas vai te ajudar, mas recomendo fazer primeiro o isolamento da parede e depois do teto. Veja esse vídeo: https://youtu.be/IUFNSduHPjk

  • Olá, vou fazer uma peça pequena para isolar o som de fogos para o meu cachorro no Reveillon. Foi me recomendado o drywall com lâ de vidro ou de rocha. Vc acha que a lã de vidro seria suficiente, já que é mais em conta? Considerando que o animal tem mais sensibilidade auditiva. Vou aproveitar 2 paredes de alvenaria já existente e fechar as outras duas e por o teto. Obg.

    • Sim Mara, pode usar a lã de vidro que fica ótimo. Uma dica para melhorar ainda mais o isolamento é utilizar os montantes de 90mm e colocar duas camadas de lã de vidro dentro.

  • Boa tarde!

    Gostaria saber qual revestimento seria ideal para dividir com uma parede de drywall dois consultorios de psicologia, pensando que nao quero que o ruido de uma sala passe para a outra. (Me disseram que a lã de rocha seria bom, mas qual densidade? qual espessura?)

  • QUE FARIA MELHOR ISOLAMENTO ACUSTICO PARA DIVISÒRIA:
    DUAS CHAPAS DE GESSO COM LÂ DE VIDRO OU..
    3 CHAPAS DE GESSO SEM LÂ (MASSA-MOLA-MASSA)?

  • Oi, estou pensando em fazer meu projeto de TCC com paredes drywall e gostaria de saber se é recomendável paredes drywall para um edifício com 30 andares.

    • Olá Beatriz, pode ser feito sim em drywall para qualquer quantidade de andares pois as paredes drywall não tem função estrutural. Sendo assim, desde que seja prevista na planta pode-se usar em qualquer tipo de edificação.

  • Marco Aurélio Tavares

    Bom dia. Moro em um apartamento e o barulho causado pelas crianças correndo no andar superior tem nos trazido bastante incômodo. Pesquisei sobre o rebaixamento de gesso com lã de vidro e descobri que os ruídos de impacto descem pela estrutura e essa solução não atenderia 100%. Então, passei a buscar opiniões ou experiências de pessoas que tivessem tentado essa solução e não encontrei nenhuma. O gesseiro me disse que reduz cerca de 60 a 70% dos ruídos. Seria possível me confirmar se o percentual seria em torno desses valores mesmo? Muito obrigado.

    • Com certeza o forro de gesso com lã mineral vai te ajudar bastante, o isolamento é na média de 50dbs, supondo que os picos de barulhos fossem 100dbs (o que é bastante) então vc teria um isolamento de 50%. Vale a pena tentar.

  • Estou com um bar do lado de minha casa e o som e a conversa me incomoda muito , a minha casa é de madeira , qual seria a solução para diminuir o som externo , sendo que minha casa é de madeira , tem alguma solução ? Fico grato desde de já

    • Olá Marcelo, fiz um vídeo onde falo sobre isso. Assista aqui. Nesse caso o melhor seria revestir as paredes com chapas drywall e se vc estiver disposto a gastar um pouco mais pode colocar lã de vidro entre a parede de madeira e a chapa.

  • Ola Regi
    Obrigada por nos ajudar. Gostaria de saber se é possível construir utilizando apenas placa de drywall de um lado do montante, respeitando a tabela de altura limite mostrada acima, pois do outro lado já existe uma parede de alvenaria. O montante e a guia não encostarão na parede de alvenaria. Obs: a minha pergunta diz mais respeito a resistência da parede, ou seja, se utilizando placa de apenas um lado, tendo uma guia no piso e uma guia no topo encostada na lage, se haveria perda de resistência da parede, tendo em vista que está parede de dryall estaria apenas apoiada no teto e no piso e pelos montantes.

    • Obrigado por seu comentário Mary, nesse caso costumamos prender os perfis na parede de alvenaria também. Isso serve para a parede não balançar.

  • Boa noite, estou com uma reforma no andar superior de uma casa que pensávamos ter estrutura para uma laje, como não tem e o reforço no térreo não vale a pena já que o acabamento está impecável e não compensaria quebrar, optamos pelo telhado de concreto com forro drywall, minha preocupação é com o barulho das chuvas e ventos e com o calor, o arquiteto nos orientou a utilizar a manta acústica, então, gostaria de saber se realmente com a manta e o drywall vou ficar livre do barulho entre os cômodos e também ventos, chuvas….

  • Pingback: LÃ DE VIDRO OU LÃ DE ROCHA, QUAL USAR? - Blog Do Gesseiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.