SAIBA COMO É PRODUZIDO O SISAL, E CONHEÇA SUAS APLICAÇÕES

Você sabe como é produzido o sisal que usamos para chumbar o forro de gesso? Conheça um pouco dessa matéria prima tão usada por nós gesseiros e que tem uma variedade de outras aplicações.

A chegada do sisal na Brasil:

Em 1910, a Fazenda Bebedouro importou para o município de Santa Luz as primeiras mudas da planta. A partir daí, ela foi se espalhando por toda a região.

Os municípios de Santa Luz, Conceição do Coité e São Domingos, Valente (conhecida como a capital do Sisal) foram os que mais se destacaram no cultivo do sisal e se tornaram referência nessa área.

Hoje em dia Conceição do Coité é o maior produtor de Sisal.

Da família das cactáceas e com o nome científico Agave sisalana, o sisal é cultivado em regiões semiáridas, por ser resistente à aridez e ao sol intenso.

sisal_reproducao

Atualmente o Brasil é o maior produtor de sisal do mundo e a Bahia é responsável por 80% da produção da fibra nacional. Teve seu apogeu econômico durante a Crise do Petróleo nas décadas de 60 e 70.

O sisal também é ecologicamente correto, enquanto a fibra sintética demora até 150 anos para se decompor no solo a fibra do sisal em poucos meses torna-se um fertilizante natural.

sisal gesso

Depois da Bahia, destacam-se no cultivo da planta os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Na lista dos países que mais produzem o sisal também estão os da África Oriental, entre eles, Tanzânia, Quênia e Uganda.

Além de maior produtor mundial, o Brasil é o maior exportador da fibra. Estima-se que mais de 80% da produção nacional é exportada para mais de 50 países, sendo os principais importadores os Estados Unidos, China, México e Portugal.

Leia Também: QUANTO GANHA UM GESSEIRO PROFISSIONAL?

Sisal e suas aplicações:

A fibra do sisal, que é extraída do beneficiamento das folhas, além de muito usado pelos gesseiros na colagem das placas de gesso, é utilizada também para fazer cordas de várias utilidades, produção de estofados, pasta para indústria de celulose, produção de tequila, tapetes decorativos, remédios, biofertilizantes, ração animal, adubo orgânico e sacarias.

As fibras podem ser utilizadas também na indústria automobilística, substituindo a fibra de vidro.

fios+cordas+e+fibra+de+sisal+retirolandia+ba+brasil__998A1_1

Cordas para diversas finalidades.

Tapetes de vários tamanhos.

Tapetes de vários tamanhos.

Escova usada pela industria de panelas.

Escova usada pela industria de panelas.

O sisal e suas vítimas:

O sisal que usamos também é protagonista de tristes histórias de mutilações causadas pelo motor que desfia o sisal, uma tecnologia ultrapassada que sobrevive até hoje nos pequenos produtores da planta.

Veja a matéria da Globo sobre como é produzido o sisal. ( click aqui )

Fonte de pesquisa: Manufatura do sisal

SAIBA COMO É PRODUZIDO O SISAL, E CONHEÇA SUAS APLICAÇÕES
5 (100%) 1 vote
ARTIGOS RECOMENDADOS:

Pela Web:

13 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *