REBOCO DE GESSO, PORQUE NÃO USAR?

O reboco de gesso envolve vários tabus, assim como outros trabalhos de gesso que levaram anos para cair no gosto da povo brasileiro e hoje já são muito usados nas obras.

Vamos tentar nesse artigo desmistificar um pouco o reboco de gesso.

Reboco comum
É o método mais tradicional e usa materiais tradicionais como massa de cimento e areia. Este método tem como vantagem ser mais resistente inclusive a água, pode ser usado interno e externo e é bastante durável. Tem como desvantagem o custo final já que envolve reboco, massa corrida para acerto da parede e ainda pintura.

Reboco de Gesso
O uso do gesso em substituição ao reboco tradicional é uma alternativa bastante indicada para muitos casos, e ele apresenta algumas vantagens como:

  • Rapidez na aplicação
  • Economia de tempo e possivelmente de custo
  • Bom acabamento da parede

reboco de gesso

VEJA: 5 DICAS PARA CONTRATAR UM BOM GESSEIRO

Quando usar o reboco?

O reboco é o material  ideal  para áreas externas ou espaços úmidos. A própria mistura de água, cimento e areia é capaz de formar uma superfície impermeabilizante, que melhora a proteção contra infiltrações e otimiza a acústica do ambiente. Como se não bastasse, o reboco traz uma temperatura mais amena para a área interna em relação à parte externa da casa. Em termos estéticos, vale ressaltar que ele não fica tão bonito como o gesso.

Quando é melhor apostar no reboco de gesso?

O gesso deve ser utilizado quando a parede estiver aprumada e dentro do esquadro. Além de ser de rápida e prática aplicação, ele agrega mais economia à obra. Como se não bastasse, este material cobre a parede integralmente, formando uma superfície lisa, uniforme e livre de irregularidades. O único fator impeditivo para a sua aplicação é a umidade. Sendo assim, o uso de gesso deve ser evitado em cozinhas, lavanderias, saunas e banheiros. Vale salientar que a principal desvantagem deste material é que sua resistência é muito inferior à resistência do reboco. Em termos de durabilidade não há como comparar!


Contudo o uso de um ou outro acabamento na parede depende de muitos fatores que devem ser considerados no projeto. Porem o reboco de gesso pode ser usado na maioria dos casos, basta deixarmos um pouco o preconceito de lado.
REBOCO DE GESSO, PORQUE NÃO USAR?
3.9 (78.18%) 11 votes
ARTIGOS RECOMENDADOS:

Pela Web:

291 comentários

  • Boa noite !
    Estou concluindo uma casa pré montada de concreto e gostaria de saber se é possível fazer o reboco de gesso nos quartos e na sala.
    Obrigado e fico no aguardo da resposta.

    ABS

  • cleciane fonseca

    Boa Tarde! Estou construindo e me falaram a opção de colocar reboco de gesso na parde de casa, pois torna o custo mais em conta. Gostaria de saber se realmente é confiável e se tem uma boa durabilidade? Minha casa está sendo feita no segundo pavimento e já estou fazendo o terraço, farei apenas com gesso na parte interna que não leva água. Meu marido está receioso, pois alguns pedreiros alegaram que não fica muito bom, além de minha cidade ser muito quente. Não entendi o que o calor atrapalha no gesso?

  • Nildo Silva

    Regi tudo bem?

    É aconselhável aplicar o gesso como acabamento no lugar do reboco?
    Minha obra esta na alvenaria, e, estava pensando em aplicar o gesso direto. Mas me falaram que o gesso pode trincar na hora de furar para pendurar um quadro ou uma TV.

    Isso procede?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *