REBOCO COM GESSO LISO, MAIORES DÚVIDAS RESPONDIDAS!

O Blog do gesseiro recebe em uma ilustre visita, para abordar o tema reboco com gesso liso.

Essa técnica apesar de oferecer um bom acabamento, não é uma técnica muito utilizada em todo Brasil.

Para explicar melhor este trabalho chamamos o fera em reboco com gesso ou gesso liso, nosso colega Rosinaldo do canal Gesso liso do Brasil, canal esse com mais de um milhão de visualizações.

Se você tem duvidas sobre o assunto ou mera curiosidade fique ligado no bate papo.

Rosinaldo inicia o bate papo, comentando, que já viajou diversos estados do nosso país, trabalhando com o reboco de gesso liso. Bora conferir a entrevista feita com Rosinaldo.

Qual o tipo de gesso é utilizado para o revestimento em paredes?

Para melhor acabamento do reboco, devemos utilizar o gesso lento, para revestimento ou fundição. Que é diferente do gesso usado para acabamentos ou produção de placas, este tem uma secagem muito rápida o que não favorece o trabalho do gesso liso em paredes.

É necessário uso de retardantes na massa do reboco de gesso liso?

Sim, se faz necessário, como citei antes o gesso por si só endurece com facilidade, então para manter a massa mole por mais tempo, costumo usar o acido cítrico, o mesmo que é utilizado para confecção de doces. Para tal função devemos usar 2,5 ml para cada lata de 18 litros.

Qual a diferença do revestimento de gesso liso com mestra e sem mestra?

O revestimento em paredes com gesso liso com mestra significa que a parede será esquadrejada e aprumada com as mestras feitas de gesso ou cimento antes da aplicação do gesso na parede.

Sem mestra ou melado como chamamos, é um trabalho onde o enquadramento é feito apenas a partir do forro e roda pé, sem a construção das mestras.

A opção de um revestimento com mestra ou sem mestra vai depender muito da construção da parede, em paredes bem alinhadas o revestimento com gesso sem mestra cai bem, agora paredes fora de alinhamento se faz necessário um revestimento com mestra.

reboco com gesso

Reboco com gesso

Em revestimentos com gesso liso em tetos e paredes, devemos começar por onde?

O correto é começar pelo teto, caso haja algum incidente de cair massa de gesso na parede ela ainda não estará pronta, por tanto não estragará o trabalho.

Quantos M² de parede rende um saco de gesso?

Dependendo da espessura em que esse reboco será feito, para espessura de paredes de 1 cm até 1,5 cm, um saco de gesso de 40 Kg, vai render entre 2,5m² até 3,0 m² de parede.

Existe espessura máxima para o reboco com gesso?

Olha, espessura máxima para este tipo de revestimento não há, a questão é apenas o gasto de material, maior espessura maior gasto de material, o ideal é até 2 cm, para um menor custo de material.

Posso fazer reboco com gesso em laje de isopor?

Pode sim, mas para este tipo de trabalho antes da aplicação da massa de gesso, devemos aplicar uma mistura de cimento, bianco e areia, essa mistura deve ser passada antes do gesso em tetos com laje de isopor, lajes maciças ou vigas.

O ideal é fazer uma limpeza da superfície antes mesmo de aplicar a mistura.

Reboco de gesso em paredes externas é recomendado?

Não, Para revestir parede externas o aconselhado é cimento, pois o revestimento com gesso liso tem pouca durabilidade quando exposto ao clima, chuva, sol, então gesso liso somente no interior da obra.

O uso do revestimento de gesso liso pode ser feito em casas e Apartamentos?

O revestimento de paredes e tetos com gesso liso, pode ser feito em qualquer obra, devemos ter cuidado apenas com obras realizadas em terrenos úmido, com alicerces baixos,  nestas situações o gesso pode não agüentar muito tempo, e se desprender das artes baixas da parede, porem, revestimentos com cimento nessas situações também perdem sua durabilidade.

Posso usar reboco de gesso no banheiro?

Sim, no banheiro aplicamos o revestimento de gesso reguado, porem não damos o acabamento de alisamento da parede, se faz necessário o uso de impermeabilizante em toda a parede antes do assento da cerâmica que pode ser feito com qualquer argamassa.

Pode pendurar objetos em parede com reboco de gesso?

Pode sim, o procedimento é o mesmo como se fosse reboco de cimento.



Reboco com gesso dura muito?

Se tomados os devidos cuidados com a umidade  a durabilidade do revestimento com gesso liso terá a mesmo tempo ou será ainda maior que o revestimento com cimento.

Quem conhece as placas de gesso de 60×60, podem imaginar que o reboco de gesso será fraco como as placas, mas isto não é verdade, pois a proporção da massa e água usada na fabricação da placa é bem menor que a proporção usada em rebocos.

Como pintar reboco com gesso liso?

O procedimento é o mesmo que para paredes de cimento, selador, massa corrida e tinta acrílica, em paredes e tetos com revestimento de gesso liso não é necessário a aplicação de massa corrida, mas vai depender do cliente, e do pintor, fica a critério.

Rosinaldo  garante que as vantageNS de se trabalhar com revestimento de gesso, no lugar de cimento são muitas, ele cita a rapidez na evolução da obra, pois o gesso tem uma aplicação mais fácil e uma secagem também mais rápida, agilizando o processo de pintura.

Alem disso, assim como na parede com reboco de cimento na parede de reboco com gesso liso você pode colocar papel de parede fazer qualquer tipo de textura,  pois a durabilidade será a mesma.

Confira a entrevista na integra no vídeo abaixo… Conheça o canal do Rosinaldo AQUI

20 comentários

  • O pedreiro robocou a laje, mas não ficou bem nivelada, coisa de 1 cm…1,5 cm da pra corrigir com gesso ?

  • Qual a classificação do gesso??

  • Boa noite! Quero saber como devo instalar as caixinhas de luz antes de o gesseiro fazer o reboco..devo colocar as caixinhas rentes com a parede ou deixar um pouco para fora?

  • ERIK VALTER DE ALMEIDA

    boa noite, o gesso no teto tem que ficar nivelado? notei que o serviço que o gesseiro fez no meu teto não ficou nivelado, inclusive no encontro entre a parede e teto ficou com ondulações, na hora de colocar as molduras elas vao encaixar direito? grato

  • Tudo bem amigo? Estou pra fazer gesso liso nas paredes e no teto do meu apartamento. Não interfere nada se eu for colocar móveis planejados? Digo por causa dos buracos…

    Obrigado

  • boa tarde!
    fiz o reboco da minha laje de isopor com gesso e em 2 cômodos apareceu uma trinca mais ou menos de 1 mm e isso me deixou preocupado,onde apareceu a trinca a espessura do gesso esta similar a uma casca de ovo,é normal isso acomtecer?

  • Oi boa noite, minha laje está com massa corrida , Posso passar reboco de gesso? E antes disso, passar um Bianco pra ipermeabilizar? A algum problema mais pra frente? Obrigada

  • Muito bom!

    Gostaria de saber qual o índice de perda/desperdício do gesso?

    O saco de 40kg faz 2,5 a 3,0 m² contando com a perda/desperdício?

    Atenciosamente,

  • Diego Pessoa

    Posso colocar revestimento cerâmico sobre o reboco gesso? Como proceder

    • Pode sim, nesse caso o gesso não deve ser alisado, deve ser apenas reguado para ficar reto porém áspero.

  • Ola boa tarde, contratei um gesseiro para fazer as paredes do meu quarto e colocar forro de gesso, mas sou muito leiga no assunto, algumas paredes ficaram com barrigas, pergunto o gesso não deveria ficar nivelado? e devido a isso as tabicas estao com varias frestas algumas consigo ver ate a bucha nao esta nivelada com a parede, isso é correto? ou o gesseiro fez porcaria? por favor me ajude.

    • Olá, desculpe a demora na resposta. Com certeza o gesseiro fez mal feito seu trabalho. Não pode ficar assim. Chame-o e peça para concertar.

  • Tenho uma pergunta quanto os profissionais estão cobrando no mt2 do emassamento do gesso lisso na parede rebocada, só a mão de obra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.