Quanto Tempo o Gesso Demora para Secar? Saiba Aqui

Sempre recebo várias perguntas sobre quanto tempo o gesso demora para secar, principalmente sobre o forro de gesso comum, parede de gesso 3D e moldura de gesso.

Pois bem, o forro de gesso comum, feito com plaquinhas, demora cerca de 05 dias para secar, mas isso vale apenas para forro reto, sem detalhes e feitos em ambientes bem ventilados.

Para que você entenda melhor sobre a secagem dos vários tipos de trabalhos com gesso eu fiz uma lista abaixo:

Forro de gesso sem detalhes; Secagem total para pintura entre 05 a 07 dias.

Forro de gesso com detalhes (sancas e rebaixamentos); Tempo de cura fica de 05 a 12 dias.

Moldura de gesso média ( uns 10cm); Demora cerca de 10 dias para poder pintar.

Parede de gesso 3D; Vai depender, se as placas já estiverem secas ao aplicar leva uns 05 dias. Mas se as placas ainda estiverem úmidas na hora da aplicação a parede 3D pode levar até 15 dias pra secagem total.

Forro de gesso acartonado; Secagem total em 02 dias.

Parede drywall; Em 02 dias após a aplicação já pode pintar.

Quanto Tempo o Gesso Demora para Secar?

Cada trabalho de gesso leva um tempo diferente para secar, e pode variar dependendo da espessura do material e condições climáticas.

O forro de gesso seca mais rápido após a colocação porque as placas já vem secas apenas são chumbada e recebem o acabamento.

Já as molduras de gesso demoram um pouco mais para secar pois elas são fabricadas sob encomenda devido a necessidade ser instaladas ainda úmidas, quanto maior a espessura da moldura mais ela demora para secar.

quanto tempo o gesso demora para secar

Como saber quando o gesso está seco?

Quando o gesso está completamente seco ele fica mais branco, dá para notar que as partes mais finas estão ficando mais brancas que as partes mais grosas.

Uma dica é tentar raspar com a unha, você verá que quando o gesso não está totalmente seco ele solta uma massinha e também é mais macio que as partes secas.

Posso pintar o gesso ainda úmido?

Não, o gesso deve estar totalmente seco para poder aplicar massa corrida ou pintar. Pintar gesso ainda úmido pode causar vários transtornos como; amarelamento, mofo e desprendimento da tinta.

Como fazer para secar o gesso mair rápido?

Para secar mais rápido pode-se colocar alguns ventiladores direcionado para o gesso ou apenas deixar o ambiente bem ventilado. Janelas e portas abertas também ajudam no tempo de secagem do gesso.

Veja o e-book onde ensino como pintar gesso e drywall passo a passo, todos os macetes, dicas, materiais corretos e muito mais. Aprenda a pintar gesso comum, gesso acartonado, parede gesso 3D e Molduras de gesso CLIQUE AQUI para acessar.

33 comentários

  • Boa tarde, meu gesso 3D demorou mto p secar, as placas estão amareladas e com alguns pontos de mofo. O q eu faço? Terei q trocar? Obrigada

  • Boa tarde!!! Sou daqueles faca você mesmo rsrs meu apartamento é todo em gesso direto no bloco, fiz dois cortes para passar conduíte para duas tomadas novas, tampei com cimento e fiz o acabamento com gesso e isso já tem duas semanas e ainda parece fofo o gesso e fui lixar e em algumas partes ele sai igual massa, será que fiz algo errado?

  • Acabei de colocar moldura de gesso e as emendas ficaram uma pouco mais escura que e placa, é normal?
    Quando secar fica igual a cor?

  • Alex Sandro

    Colocar sal de cozinha na água de mistura do gesso acelera o endurecimento do gesso, tive uma informação que deixa a peça de gesso mais frágil, isso é verdade?

  • Bom dia!
    O apartamento do vizinho de cima teve um super vazamento e entrou muita água no nosso, afetando principalmente o forro de gesso, que ficou todo amarelado.
    Ja se passaram 2 semanas, mas por conta da chuva intensa todos os dias, parece que ainda não secou. Também há um mau cheiro no ambiente.
    Isso é normal quando o gesso recebe muita humidade ou pode ser outra coisa?
    As placas de gesso precisam ser trocadas ou basta passar massa e pintar para resolver?
    muito obrigada!

  • Bom dia

    Estou fazendo esculturas de gesso com molde (despejo o gesso sobre o molde) e depois da secagem de algumas horas estou notando que algumas partes da escultura estão ficando úmidas na superfície (de forma que se você passar a unha ela arranha ou sai pó de gesso). Isso é normal? Faz parte do processo de secagem? Quanto tempo demoraria para a secagem total de uma peça assim? (o tamanho é mínimo, 6cm de altura por 6 de diâmetro) Ou o erro está na mistura do gesso? Estou usando duas partes de gesso para uma parte de água.

    Grato!

    • Isso faz parte do processo de secagem mesmo. recomendo que bata melhor sua massa e aguarde entre e 2 a 5 dias para cura total, dependendo do clima da sua região. Abraços!

  • Boa tarde !!! Gostaria de saber se há algum problema em colar a placa 3d na parede com o clima chuvoso, porém a parede interna faz divisão com outro cômodo e não pega chuva. E se há necessidade de fazer ranhuras na parede , afim de melhorar a fixação ? Desde já agradeço !!!

  • Boa tarde, posso ligar aqueles aquecedores de ambiente para acelerar o processo de secagem do gesso 3d?

  • Bom dia ! Gostaria de saber se existe algum método ou produto que possa colocar nas placas de gesso para reduzir o tempo de secagem ? Obg

    • Infelizmente não Manoel. O que pode ser feito é a massa mais forte ou bate-la por mais tempo. Abraços!

  • oi, gostaria de saber se o gesso rápido da para desenformar em 5 min a a resistência da placa é a mesmo do gesso lento? vejo nos siti que a secagem é feita em ganchos de ferro e com um pequeno telhado, ma se der vento co chuva vai molhar não estraga as placas?

  • Com quanto tempo posso tirar da forma ???
    Pra fazer mais ??

  • Boa noite gostaria de saber quanto tempo demora uma placa de 60/00 ser seca e pronta pra comercia após ser tirada da forma?

  • Olá um bom dia já estou há 1 mês com há minha parede 3d,quando vou pintar tintar sair, é mesma coisa do massar sair também
    o que será?

  • Logo depois que colocamos o gesso, pintamos e ele ficou amarelo em algumas partes, provavelmente pq nao secou direito. Apos passa um tempo fossemos pintar novamente ele provavelmente seguraria a cor?

    • Amarelamento no forro de gesso é bem complicado Andressa, nem sempre é causado por umidade. As vezes pode ser por causa do óleo que é usado para desenformar as placas de gesso. Recomendo repintar o forro todo, mas antes passar uma demão de selador acrílico.

  • Pingback: Como Pintar Gesso 3D Passo a Passo, Aprenda - Portal Curiosidades

  • Olá! Gostaria de saber se existe alguma marca específica para massa acrílica ou mesmo para a tinta a ser usada no gesso. Compramos tudo da marca Anjo, porém nosso gesseiro disse que prefere Sherwin Williams. Há diferença? Pela atenção, agradeço.

    • Olá Mariana, com certeza ha diferença entre marcas, não conheço essa marca Anjo, mas sei que os pintores gostam mais de usar as marcas famosas e mais caras. Eu pensava que isso era coisa de pintor fresco, até que um dia fui pintar meu escritório e comprei a tinta mais barata, pra resumir, dei várias demãos e não ficou bom e acabei tendo que comprar uma tinta cara para finalizar.

  • Prezados muito bom dia,gostaria de agradecer pelo post,pois é de grande valor para todos os profissionais do ramo e tenho uma pergunta;quando o gesso amarela existe algum método para recuperar ?

    • Obrigado amigo. Olha só o amarelamento no forro de gesso é uma questão que tem intrigado muita gente, eu mesmo até hoje não encontrei uma solução para o problema. Lamento não poder ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.