PERNA MECÂNICA PARA DRYWALL, USAR OU NÃO USAR?

Uma ferramenta que sempre me deixou intrigado quanto ao seu uso é a Perna mecânica para drywall. Muito usada nos estados unidos a perna mecânica chegou a pouco tempo no Brasil, mas já tem vários adeptos como gesseiros, colocadores de drywall, pintores, eletricistas, entre outros.

Vantagens da perna mecânica: Ferramenta que dispensa o uso de escadas e andaimes e agiliza o trabalho do profissional, é muito leve (cerca de 6 kg) pois é fabricada em alumínio, prática de usar, fácil de transportar e o preço não está muito alto, cerca de R$700,00.

perna para drywall

perna mecânicaperna drywall

Principais desvantagens: Tem altura final limitada alcança-se no máximo 3mt de altura, o piso do local tem que estar sempre limpo (por isso não usa-se muito no gesso convencional), é obrigatório ter um ajudante pois se precisar pegar algo no chão o usuário da perna mecânica não consegue, risco de acidente de trabalho muito elevado.

Quem começa a usar esse equipamento garante que as vantagens em relação aos tradicionais andaimes e escadas são muitas. Conversei com alguns colegas que trabalharam com drywall nos estados unidos que me garantiram que lá usa-se muito mais a perna mecânica do que cavaletes e escadas. Já aqui no Brasil ainda não se vê muito o uso dessa ferramenta.

Leia também: CORTADOR DE DRYWALL BLADE RUNNER, FUNCIONA?

Algumas lojas virtuais que vendem perna mecânica: Mercado livre, Plaster comercial, Inovar equipamentos

Gostaria que os colegas deixassem nos comentários o que acham sobre essa ferramenta, quem usa conte-nos se vale a pena. Lembrando que o objetivo do BLOG DO GESSEIRO é servir como base de conhecimento e ajudar nossos colegas que tenham dúvida na hora de adquirir um equipamento, por isso a troca de experiencia é tão importante.

24 comentários

  • Sou Gesseiro comprei a minha 03 meses, já sai andando e facilitou muito trabalho, trabalhamos entre dois profissionais com as pernas sem ajudante deixamos um andaime com as ferrementas em cima e as placas escoradas na parede, mas a obra sempre limpa pra evitar acidentes, no meu ver ótimo envestimento ,só não vi pecas pra reposição

  • oi ,eu tenho uma e é muito boa ,mas a manutenção não encontro em nenhum lugar (os pés de borracha e as cintas .) se alguém souber onde encontro favor deixar nos comentários ,obrigado.

  • Fábio de Souza amaro

    Sou gesseiro e tenho um par de pernas é bem útil mais to precisando fazer manutenção delas alguém sabe se tem vendas do acessórios das pernas

  • Boa tarde, sou técnica de segurança do trabalho e gostaria de saber se existe alguma Norma específica para o uso da perna mecânica e se é regulamentada no MTE Ministério do Trabalho????

    • Olá Cristiane, muito boa sua pergunta, eu não sei lhe responder, mas vou pesquisar sobre isso. Gostaria também se você descobrir algo sobre, por favor me avise para que eu publique aqui. Obrigado

  • Boa tarde!!

    Estou interessado nessa perna mecânica, ela iria facilitar meu trabalho na aplicação de porcelanato liquido em locais não usais.

  • No Rio de Janeiro tem um curso de gesseiro que ensina andar de perna mecânica.
    O site é http://www.cursoselion.com.br

  • boa noite,sou empreiteiro trabalho com pinturas e Dry wall gostaria de saber se a perna mecanica fuciona so em terreno plano ou acidentado tambem? tem q ter sempre ajudante ou nao,a guardo resp,obrigado

    • Trabalha melhor em pisos planos, vc só precisará de ajudante se precisar pegar alguma coisa do chão, pois não poderá se abaixar para pegar. Ela também funciona bem para alturas até 3 metros.

  • Fazendo Curso de Gesseiro no Cursos Elion, ganha um curso de perna mecânica. Aqui é a única escola no Rio de Janeiro que ensina como caminhar de perna mecânica para trabalho com gesso ou drywall. Site: http://www.cursoselion.com.br

  • Acabei de adquirir uma..mas confesso q achei que seria mais fácil a se adpitar com ela. Não sei sebé falta de prática mas estou tendo dificuldade para andar imagina trabalhar! Investimento de 950$ duvidoso… Chateado aqui!

    • Olá Daniel, no máximo em uma semana vc já pega a prática , não desista. Depois de aprender e começar a trabalhar com ela vc nunca mais vai querer saber de andaimes. Comigo foi assim.

  • Estava afazendo uma pesquisa sobre Dry wall e vi estas pernas. Confesso que trabalho com manutenção e não conhecia, mas agora gostaria de saber se há regulamentação no Brasil sobre o assunto, pois nossos funcionários devem possuir treinamento para cada atividade específica, que no caso, seria pintura.

    Parabéns pelo blog. Já salvei aqui nos favoritos.

    • Olá Rogério, essas pernas são muito boas, usamos bastante na minha empresa. Sobre a regulamentação eu não sei lhe informar, mas vc pode mandar um email para a walsua que é fabricante desse produto. Obrigado por seu comentário.

      • Olá amigo.. Será q adpitação com as pernas se consegue com o tempo? Estou chateado pois fiz o investimento e não estou me saindo muito bem…

        • Tem que perder o medo Daniel. Dentro de um mês vc até esquece que está com elas nos pés. Vale a pena o esforço.

  • O Curso de Drywall no Cursos Elion inclui treinamento para andar com pernas mecânicas, nem todas as pessoas conseguem trabalhar com agilidade e qualidade com as pernas mecânicas, mas quando você se adapta com as pernas mecânicas fica bem mais fácil efetuar as tarefas, principalmente as de decoração e acebamento. Para quem deseja apenas aprender a andar com a perna mecânica o Cursos Elion oferece este treinamento aos sábados.
    Obs: O Cursos Elion agradece a este Blog pela oportunidade de usar o espaço.

  • Pingback: QUAIS FERRAMENTAS PARA DRYWALL DEVO COMPRAR? - Blog Do Gesseiro

  • Olá colega, tenho um pintor que trabalha com uma a muito tempo, nosso ramo é pintura, para fazer um bico ou coisa do tipo ela é ótima, mas para encarar uma massa na produção em um prédio novo do começo ao fim, o pintor não aguenta pelo fato de algumas partes da perna começar a incomodar, o pintor precisa bater massa de 6 a 10 vezes ao dia, neste caso precisaria descer da perna, com isso os pintores que usa bancas feitas sob medidas passaria ele fácil com suas pernas.
    Agora, para fazer recortes de pintura com elas, funciona muito bem.
    É bom ter um par, principalmente pintores e gesseiros.
    Gostei de encontrar este site.

  • marco lopes

    eu trabalho com as minhas stilts a bastante tempo, nunca tive um acidente. é claro que tem que tomar certos cuidados, já trabalhei sozinho e é só usar o cinto de carpinteiro que garante todas as ferramentas na mão,agora se você deixar cair, vai ter que descer do salto. mas pra min a maior vantagem é poder levar meu ” andaime” no porta malas.imagine fazer um serviço em um apartamento com gente morando? aquele monte de tábuas,cavaletes, madeirites… Deus me livre. recomendo.

  • Paulo Spenner

    Ferramenta muito util. Mas deve-se cuidar muito. Como falaste o indice de acidente he muito grande. Na California, USA he proibido o uso e a comercializacao devido aos acidentes.Trabalhei la com drywall por 12 anos.

    • Olá. trabalhei com um gesseiro na instalação de forro drywall , a agilidade é muito grande ,na primeira obra ja se paga a ferramenta.
      Estou a procura para eu compra ,jà usei e gostei muito.valeu Abraços.
      Arte gesso Estiva.mg

  • Sérgio Ricardo

    essas pernas mecanica são ótimos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.