MULHER GESSEIRA, PORQUE NÃO??

O mercado de gesso e drywall no Brasil tem batido recordes de crescimento, e a expansão desse setor atrai cada vez mais a mão de obra feminina. O total de mulheres que atuam na área aumentou significativamente nos últimos anos.

Em toda área da construção civil já existe mulheres atuando, então porque não mulher gesseira.

Seja nos programas gratuitos de capacitação profissional ou em cursos pagos, a procura feminina por cursos também tem aumentado consideravelmente.

o mercado está precisando de gente qualificada e está muito aberto às mulheres nos andaimes, alem disso as mulheres são mais cuidadosas para as atividades de acabamento, arremates e utilizam corretamente os EPI”s e ferramentas.

As dificuldades;

Hoje, mais que preconceito, as mulheres encontram barreiras por causa do banheiro e vestiário exclusivos. Salários mais baixos que dos homens também é um fato que desfavorece as mulheres.

mulher drywall

Aqui na minha cidade já tivemos algumas mulheres gesseiras, mas nenhuma delas ficou muito tempo no ramo. Eu mesmo coloquei minha irmã para trabalhar na minha firma, mas ela não quis seguir a profissão.

Lembro que na época o maior problema era justamente a questão da falta de banheiro nas obras, eu não sei porque esse povo não faz um banheiro mesmo que improvisado antes de começar a construir uma casa. Muitas das obras aqui não tem nenhum banheiro.

Contudo acho muito válido a ideia, e deveríamos ter mais mulheres trabalhando com gesso ou drywall.

Recebi a algum tempo aqui no blog um comentário muito interessante da nossa leitora Alini Mariano que reflete bem oque é essa profissão:

” Boa noite , navegando aleatoriamente pela net , encontrei seu Blog , e achei fantástica a iniciativa . Meu pai trabalha no ramo a 40 anos , eu praticamente nasci meio ao gesso … Sou contadora formada , porém quando fui ser contadora do meu pai , me apaixonei pela decoração e pelas infinitas possibilidades que o gesso trás para a construção civil . Hoje meu pai quase nem trabalha , e ao longo de 20 anos vi como o gesso se difundiu , atualmente me concentro em projetos , presto serviços diretamente a arquitetos e decoradores que pouco entendem do gesso e de luminotécnica também . E cada novo trabalho , é uma realização . Ainda hoje enfrento preconceito por ser mulher , pois quando é necessário resolver algum problema no local , subo no andaime e vou ver o que está acontecendo hehehehe … Hoje trabalhamos 100% com o sistema dry wall … e muitas coisas na área da decoração nunca encontrei parâmetros para elaboração … Parabéns pelo seu blog , gostei muito de tudo que vi aqui . Sucesso e abraços ! ”

Click na imagem para mais detalhes.

Click na imagem para mais detalhes.

Por isso que escrevi um artigo dizendo que TRABALHAR COM GESSO É UMA DROGA!! (Leia que você vai entender.)

Gostaria de receber aqui mais comentários de nossas colegas de trabalho, para servir de inspiração para quem quer começar nessa profissão e ainda tem receio.

classificados gesso e drywall

 

 

 

MULHER GESSEIRA, PORQUE NÃO??
4.7 (93.33%) 3 votes
ARTIGOS RECOMENDADOS:

Pela Web:

5 comentários

  • As pessoas pensam que tenho que ter diploma para ser alguem, mas esquecem que muitas profissoes que nao exigem diploma dao muito mais dinheiro. Tenho um amigo que abriu uma pastelaria no bairro que mora que deve ganhar mais do que o Eletrobio, Alucard_RJ e o Foca juntos.

  • eleilza de jesus pereira

    ola meu nome é Elenilza sou da Bahia da cidade de PontoNovo , e sou gesseira com muito orgulho ,ja sou gesseira a 5 anos e ja faço de tudo forro,revestimento,forros rebaixados ,paredes e pretendo me profissionalizar ainda mais. Hoje ja tenho empresa e tudo sou empresaria graças a deus tenho minha propria fabrica por isso sou sim gesseira com ORGULHO.

  • Quando estava terminando o curso de drywall no Senai, fiquei sabendo que seria ofertado gratuitamente o curso através do Pronatec, sugeri que minha esposa fizesse, e com muita relutancia ela foi era a única mulher e teve que impor respeito porque os homens queriam prevalecer, mas ela acabou indo tão bem que foi a melhor no curso e antes mesmo de finalizar o curso ela já estava trabalhando comigo. Vejo nela uma mulher de fibra e de muita coragem, já fizemos alguns trabalhos que eu fiquei impressionado com a coragem que ela tem subindo em andaimes e trabalhando em alturas, realmente as mulheres são muito detalhistas e por vezes tenho que dar o braço a torcer e ouvi-la. Quem quiser ver alguns de nossos trabalhos juntos pode acessar nossa página no face : dj aki tem drywall. De um curtir lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *