FORRO DE GESSO OU LAJE, QUAL USAR?

Forro de gesso ou laje? Essa pergunta recebo frequentemente aqui no blog, por isso resolvi escrever esse artigo onde vou colocar meu ponto de vista.

Veja bem, quando estamos construindo ou reformando tendemos a fazer vários orçamentos em busca do material melhor ou mais barato.

Uma overdose de informações e dúvidas nos cercam nesse momento, muitas dúvidas surgem e normalmente ficamos muito confusos. Porém alguns materiais não tem como ser substituídos, um deles é a laje.

Para receber a laje a estrutura da casa toda deve ser mais reforçada, pois o peso estrutural é bem maior. Em contra-partida a laje oferece maior segurança e conforto termo-acústico.

Forro de gesso ou laje? Entenda!

A laje dará mais segurança e conforto à sua casa, principalmente em caso de tempestades com ventos fortes. Apesar do seu custo ser bem mais elevado que o preço do forro de gesso, vale a pena o investimento.

Já o forro de gesso não substitui a laje, ele é apenas um forro que tem a função estética e por vezes pode substituir o reboco.

O forro de gesso é usado em baixo da laje fazendo a função do reboco e servindo para distribuir melhor a iluminação.

Muito comum colocarmos forro de gesso também em casas sem laje, somente com telhado.

Preço do forro de gesso em relação a laje.

A diferença de preço entre forro de gesso e laje fica em torno de 70%, ou seja a laje é mais cara.

No comparativo que fizemos usamos o preço médio do forro de gesso comum em R$30,00 e da laje já concretada a R$100,00 M².



Conclusão:

Se você tem condições financeiras de colocar laje em sua casa com certeza vale muito a pena por questões de segurança e conforto. O forro de gesso não é um substituto da laje em hipótese alguma.

A laje tem função estrutural e o forro de gesso função estética.

Ainda tem dúvidas sobre forro de gesso ou laje? Deixe sua pergunta nos comentários que terei o maior prazer em responder.

 

20 comentários

  • Jocelma Gama Almeida

    Ola bom dia vou construir e vou por laje na minha casa e concretar em cima porém em baixo quero por gesso ficar bom e não daria problema mais tarde,minha estrutura do telhado vai ser de ferro?

  • CRISTIANE GONÇALVES

    Ola, vou usar um espaço na minha casa para fazer um sótão, posso usar as placas de gesso para substituir a laje, já que não tenho intenção de colocar nada pesado.

  • Olá. Penso em fazer a minha garagem com cobertura madeira e telha e dar o acabamento do forro de gesso, e comum esta pratica? Abraços

    • Olá Aldo, é comum sim, mas deve observar se a área onde vai forrar não corre o risco de molhar, gesso e água não combinam. Abraços!

  • Olá! Tenho uma dúvida. Estou construindo, meu apartamento já tem laje, mas ainda não tem o telhado. Tem algum problema em colocar o forro de gesso no teto sem ter o telhado ainda? Estamos em dúvida sem colocamos telhado ou fazemos cobertura, no estilo terraço. Você pode me ajudar?

    • O problema é que o gesso não pode molhar, então recomendo que faça o gesso depois do telhado ou certifique-se de que não irá ter infiltrações. Abraços!

  • Estou iniciando a construção de minha casa e meu arquiteto sugeriu não fazer Lage em minha garagem (60m2), porém segundo todas estas informações sobre Lage ou gesso estou ainsa com dúvida. Alguém pode opinar? Obrigado.

    • Laje é mais segurança em casos de vendavais ou temporais, já o gesso é somente estética. Abraços!

  • Duvida cruel gesso ou laje? Vou começar a reformar e vamos fazer telhado escondido ql o melhor laje ou gesso ,sobre a temperatura da casa muda alguma coisa

    • Muitos clientes tem essa mesma dúvida sua Marcela. O fato é que uma coisa não é substituta da outra, o gesso é mais pela questão estética e a laje pela questão de segurança. Imagine se um vendaval arranca as telhas da sua casa, com laje vc está bem mais protegida do que com qualquer tipo de forro. Já em relação a temperatura, apesar do gesso ser um ótimo isolante térmico a laje isola muito mais por causa da sua espessura. Abraços e espero ter ajudado.

  • Olá.. estou construindo e gostaria deixar na sala um pé direito alto, do que por agora não irei construir o sobrado somente a parte de baixo. Me indicaram a por laje em tudo e esquecer a ideia do pé direito alto. Pensei no gesso ou drywall mas me falaram q somente telhado e gesso/drywall vai aquecer muito a casa. Esses matérias realmente aquece muito mais a casa do que se fosse laje ?

    • Olá Angélica, o forro de gesso ou drywall com lã de vidro de 50 mm vai te proporcionar o mesmo conforto térmico de uma laje. Sempre recomendo para meus clientes a laje por questões de segurança em casos de vendavais ou algo do tipo, mas para conforto termo-acústico pode usar gesso sem problemas.

  • Ruther Correa

    Boa noite! Estava pesquisando sobre laje no banheiro e achei este blog. Tenho uma dúvida, moro em um apartamento no segundo andar e a laje do meu banheiro está com vazamentos. Contatei meu vizinho e fizemos a vedação nos ralos e nos rejuntes resolvendo 95% do problema. Pergunto: Posso rebocar a laje do meu banheiro acima do gesso afim de se evitar futuros vazamentos? Agradeço a atenção e o retorno. Obrigado!

  • Boa tarde,

    Sou no segmento, e como piloto de teste estou fazendo o forro do meu banheiro, aí me surgiu a duvida, posso instala a cantoneira com rebite?

    • Blz Flávio, pode sim, eu particularmente confio mais no parafuso com bucha, só uso rebite em divisórias nunca em forro. Dica: cuidado com os canos de água que passam dentro da parede.

  • GILBERTO AVILAR TEIXEIRA

    Boa noite. Será que você pode me ajudar? Eu retirei o papel de parede de um lavabo, que agora terei que reverter para banheiro. Encontrei uma camada fina de algo que me parece ser gesso. A parede original é um drywall, e eu queria deixar nesta parede original. Há como remover esta camada de gesso que se interpunha entre o drywall e o papel de parede? A única forma de removê-la é usando espátula, ou há algum produto que posso aplicar para facilitar a retirada? Muito obrigado.

    • Olá, você até pode tentar remover com uma espatula, mas sem danificar o papel do drywall. Com certeza deve ser massa corrida, se for será quase impossível de remover.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.