FORRO DE GESSO, MELHOR COM NEGATIVO OU MOLDURA?

Quando se trata de forro de gesso existem dois modelos bem específicos, o forro de gesso com negativo e o forro de gesso com moldura. Vou explicar nesse artigo qual o modelo de forro usar e qual a forma certa de aplicação.

Antes quero deixar bem claro que estamos falando de forro de gesso comum, ou seja, forro com plaquinhas e não o forro drywall.

Podemos usar o forro de gesso com molduras ou com negativo de dilatação substituindo a moldura, mas jamais devemos fazer o forro sem usar um dos dois itens.

Forro de gesso com negativo:

O forro de gesso com negativo também conhecido como forro com tabica não é apenas uma questão estética e sim técnica, o negativo serve para dilatação. Antigamente usávamos um tipo de negativo que era feito com a mesma placa de gesso, cortada em tiras de mais ou menos 7 cm. (Como na imagem abaixo)

forro de gesso com negativo

Imagem retirada da internet.

Essas tiras eram colocadas antes do forro, e depois as placas eram colocadas por baixo ficando uns 3 cm afastadas da parede formando o negativo.

O problema é que ficava alguns vãos entre a placa e a tira de gesso de cima, isso causava vários problemas, como vazamento de iluminação, entrada de insetos e umidade para dentro do gesso (no caso de banheiros) e entrada de vento (no caso de casas sem laje).

forro de gesso com moldura

Imagem retirada da internet.

Por esse motivo de uns tempos para cá a maioria dos gesseiros estão usando negativo fabricados em forma de “L” , esse resolveu todos os problemas acima, mas trouxe outro.

A dilatação que se dava entre a placa e a tirinha de cima ficava invisível, já nesse novo modelo de negativo a dilatação se dá entre o negativo e a parede. Mas é uma fissura bem pequena, e como sempre digo, é preferível a fissura no negativo do que no meio do forro.

forro de gesso dilatação

Tanto em um modelo de negativo quanto em outro a coisa mais importante é NUNCA  colar o forro de gesso na parede, ele deve ficar somente suspenso pelos arames, nós costumamos colocar uns calços em cima para o forro não subir em caso de ventos.

como fazer forro de gesso com negativo

A maior causa de trincas e rachaduras em forros de gesso comum é a falta de dilatação, ou seja, o forro chumbado na parede. Muitos gesseiros lamentavelmente ainda fazem os negativos somente para estética e colam o forro todo na parede.

como administrar melhor sua empresa de gesso ou drywall

Clique na imagem e saiba mais!

Forro de gesso com moldura;

Esse é um trabalho que ainda usamos bastante, pois tem muito cliente que não gosta do negativo. Mas assim como no forro com negativo esse também deve ser feito da maneira correta, ou dará problema no futuro.

A maneira mais correta de fazer forro de gesso com moldura é colocar primeiro a moldura colada na parede e depois soltar o forro em cima e não chumbar o forro na parede, apenas calça-lo para ele não subir. Mesmo procedimento que é feito no forro com negativo.

Sempre procuramos usar molduras retas, que são coladas apenas na parede, como essas da foto abaixo, pode colocar moldura de qualquer largura, sem problema.

forro de gesso com moldura

Já se for usar as molduras em diagonal como a da foto abaixo, deve ser seguido o mesmo procedimento,  colocar primeiro a moldura colada na parede e depois soltar o forro em cima e não chumbar o forro na parede, apenas calça-lo para ele não subir. Só que nesse caso a moldura deve ser chumbada com sisal.

images (1)

A diferença aqui é que não recomendamos usar molduras muito largas, pois como ela vai ficar colada apenas na parede e forçando para frete (por ser em 90º) com certeza vai dar problemas futuros. Usar molduras de no máximo 12 cm.

Importante: Qualquer que seja o modelo ou largura da moldura NUNCA se deve colocar o forro primeiro e depois a moldura embaixo, é sempre ao contrário, primeiro a moldura.

A unica inconveniência no caso do forro com moldura é que a dilatação se dará entre a moldura e o forro ficando assim bem mais visível que no forro com negativo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Conclusão: Qualquer um dois dois modelos, forro com negativo ou com moldura, se forem bem executados não lhe trará nenhum problema futuro. É mais uma questão de escolha e gosto do cliente.

SAIBA PORQUE O FORRO DE GESSO ESTALA!

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado. Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para o blog. Abraços e até a próxima.

44 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.