Forro de Gesso e Drywall , Entenda!

Tem ocorrido uma dúvida quanto ao emprego de Gesso e Drywall, dois excelentes materiais para revestimento e acabamento. Pensando nisso resolvemos apontar algumas diferenças no emprego de ambos, e olha só o resultado:

Gesso e Drywall: Ambos são indicados para revestimento interno e contribuem muito para a manutenção da temperatura interna, sendo também excelentes para o acabamento interior.

Gesso: As placas de gesso são pequenas, é comum medirem em torno de 60 x 60 cm. São facilmente empregadas em obras, tanto em teto como em parede.

O cuidado com as placas de gesso são os de sempre, são frágeis no manuseio e podem trincar na colocação, é preciso um pouco de cuidado.

Drywall: As placas de Drywall são bem maiores que as de gesso, é comum encontra-las no tamanho de 1.20 x 1.80m. São bem mais resistentes que o gesso comum, sua estrutura colabora para um isolamento acústico melhor e também na facilidade de sua fixação.

O Drywall se bem cuidado não vai pedir a manutenção que exige uma placa de gesso, que com o tempo pode amarelar.

Custo benefício entre Gesso e Drywall

Não existe muita diferença de preço entre Gesso e Drywall . Forros de Drywall são mais econômicos em áreas maiores, devido ao tamanho das placas, que são maiores que as de gesso. Em ambientes menores as de gesso são mais recomendadas, devido a facilidade de emprego e redução da perda de material.


O forro de Drywall também é um forro de gesso, a diferença mais notada esta praticamente no tamanho das placas, que são menores na de gesso.
Para você que quer saber mais sobre o assunto, o Blog do Gesseiro é especialista na matéria e dispõe de uma infinidade de artigos que falam mais sobre isso, basta tão somente navegar pelo menu da página inicial.

14 comentários

  • Boa tarde Ricardo, gostaria de saber se o gesso Drywall suporta a instalação de um trilho para cortina. O trilho mede em torno de 4m e a cortina deve pesar uns 2 a 3 kg no máximo.

  • oi gostaria de tirar uma duvida, meu forro de gesso do banheiro e 60×60, então e gesso comum ou drywall?
    enfim esta com trinca, bem superficiais para corrigir e melhor massa acrílica ou colocar gesso?tem algum massa especifica para me orientar p corrigir

    obrigada

    • Esse seu é gesso comum. Pode passar uma chave de fenda para abrir mais a trinca e passar massa acrílica. Abração!

  • Ricardo, por favor, me ajude em uma dúvida.
    Tenho um apartamento tipo studio e farei uma divisória de ambientes utilizando uma cortina de correntes de alumínio. Ela terá 1,92m de comprimento x 2,60m de altura, pesando cerca de 8,700kg, distribuídos num trilho suíço comum de cortina. Cada elo da corrente possui 1,5mm.

    Posso fixar o trilho diretamente no forro de drywall? O local de fixação da cortina está distante das estruturas metálicas do forro e eu não quero prender na laje (para evitar cortar o forro existente).

    Obrigada

  • Vanderlei Coelho

    Regi boa tarde, qual seria a melhor placa de drywall para acabamento as com recortes ou sem.

  • Ricardo Me ajude…
    Na minha casa foi instalado gesso cartonado, e apos dois meses apareceram trincos apenas nos cantos. Entre a placa de gesso e a tabica… Oque aconteceu? como resolver?
    No meio do teto esta tudo certo, foi usada as fitas e posteriormente massa corrida. Mas nos cantos esta trincado…
    No caso o teto é de telha sem chapa de concreto… Como resolver???
    Lembrando que nos cantos nao usaram as fitas, pois me falaram que as fitas não iriam aderir ao metal da tabica e desgrudaria. Procede tal informação?

    • Olá Andre, essa é uma polemica entre os instaladores de drywall, muitos não colocam fita nas tabicas, eu sempre uso e recomendo. Agora a solução é colocar a tira e passar massa corrida em toda essa lateral. Pode usar a fita telada mesmo, cola a fita só no forro bem rente com a tabica (não precisa virar a fita pra dentro da tabica). A função da fita é só evitar as trincas.

  • Estou acompanhando seus artigos, muito esclarecedores. Parabéns

  • Olá amigo. Belo Blog o seu. Estou com uma dúvida: vou pegar um apto, e ele tem forro gesso drywall. Vi da rua as montagens conforme essa foto. Como se faz para fazer sancas nesse tipo? Vi que vão ter cortineiros. Mas eu quero fazer sancas abertas. Assim, tem que se mexer na estrutura de aço? Com a estrutra já montada, fica difícil eu ver como se faz sacanas em forros de drywall já concluidos.

    • Olá Ricardo, é bem complicado fazer sanca em um forro já pronto, tem que chamar um profissional para avaliar pois nem sempre é possível aproveitar o forro em questão. Já fiz uma vez, rebaixamos 40cm a partir da parede toda em volta da sala com 10 cm de rebaixo e deixamos o forro no centro, mas nesse caso o pé direito era bem alto. Tipo essa foto aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.