FORRO DE GESSO COMUM OU GESSO ACARTONADO (DRYWALL)?

Recebemos muitos comentários com esse dúvida, afinal qual o melhor, forro de gesso comum ou gesso acartonado? Vamos tirar todas as suas dúvidas nesse artigo.

O forro de gesso comum e gesso acartonado tem algumas semelhanças e diferenças, mas podemos dizer que existe muito mais diferenças entre eles do que semelhanças. A única coisa que ambos tem em comum na verdade é a questão de levarem gesso em sua fórmula.

O forro de gesso comum:

O gesso comum ou forro de plaquinhas como muita gente chama, é o forro de gesso tradicional e primeiro a ser usado aqui no Brasil, esse tipo de forro vem perdendo muito espaço para o forro de drywall (gesso acartonado).

Consiste em placas de gesso de 60 x 60 centímetros com mais ou menos 2 cm de espessura, são encaixadas umas nas outras suspensas por um arame e colada nas emendas com massa de gesso e sinzal. O acabamento das emendas é feito com massa de gesso.

forro de gesso ou drywall

Principais vantagens do forro de gesso comum:

Mais barato que o drywall; Mais resistente a umidade; Desempenho termo-acústico um pouco melhor por sua espessura seu maior; Aceita detalhes com molduras;

Desvantagens do forro de gesso comum:

Material mais estático ocasionando trincas mais facilmente; Muita sujeira na instalação; Tempo de secagem muito maior que o drywall; Em alguns casos apresenta amarelamento; Mais sensível a dilatação térmica fazendo com que o forro estale (Leia esse artigo e saiba porque o forro de gesso estala)

O forro de Drywall:

O forro de drywall, conhecido popularmente como gesso acartonado, chegou a cerca de 20 anos aqui no Brasil, é muito usado nas paredes e forros de grandes construções como shoppings. O sistema drywall consiste em placas de gesso revestidas com papel cartão em ambos os lados, normalmente medem 1,20 x 1,80 por 1,25 cm de espessura, as placas são parafusadas em uma estrutura formada por perfis de aço galvanizado. O tratamento das juntas se dá com fita de papel micro-perfurada e massa especial para drywall.

gesso ou drywall

Principais vantagens do forro de Drywall:

Instalação mais rápida e limpa; Pode ser usado em grandes áreas; Fácil manutenção; Material segue normas técnicas; rapidez na secagem podendo ser instalado em um dia e pintado no dia seguinte; Dificilmente trinca

Desvantagens do forro de Drywall:

Mais sensível a umidade; Não aceita detalhes com molduras decoradas; Se não for bem acabado pode soltar ou marcar as fitas das emendas depois de pintado;

Conclusão:

O forro de gesso acartonado está se tornando mais popular justamente pelo fato de ter uma instalação mais rápida e limpa e também menos chances de trincar.

Os 3 pontos fracos do gesso comum são as trincas, amarelamento e muita sujeira.

Então se você pode pagar um pouco mais caro eu recomendo que opte pelo forro de drywall, principalmente se você está pensando em forrar uma casa que não possui laje ou um ambiente com telhado de estrutura metálica.

Podemos dizer que o gesso comum vai ser melhor em casos como fazer uma sanca em volta da sala ou forrar um aparamento ou casa com laje, mas sempre deve-se fazer a dilatação e não pode colar o forro na parede. Leia esse artigo e saiba mais.

92 comentários

  • Orlando Ronning

    Olá tudo bem!
    Estou fazendo um teto de uma igreja, gosto e sempre usei convencional, mas estou preocupado com o tamanho da área, mais de 140m.
    Porém já vi tetos grandes em drywall que acabam cedendo os vãos entre os perfis,ficando ondulado.
    Qual recomendação pra que isso não ocorra?
    Grato,
    Abraços.

  • Para isolamento acustico do teto, qual é o melhor, o gesso comum ou o drywall?

  • Paulo Roberto da Silva Fonseca

    Ola bom o artigo, so ficou faltando uma coisa muito importante no meu ponto de vista, o PESO por m2 de cada siste, o peso influencia bastante na ora da escolha do sitema comum ou sitema stell para cada tipo de edificaçao. A plaquinha pesa se eu nao me engano 6kg cada plaquinha de 0,60m2 ou seja para 1 m2 seria 3 placas e 1/2, pesando 20kg p/ m2 ou seja para o fechamento da metragem do drywall q é 2.16m2 seria um pouco + de 7 placas plaquinhas 60×60 atingindo um pouco mais de 40kg, em qto a placa drywall pesa 18kg e a placa fecha 2.16 m2 entao digamos com a estrutura e placa o fechamento para 2 m2 pesa na edificaçao aproximadamente 20kg para 2.16m2. Fica uma dica para proxima publicaçao o comparativo de peso dos dois sistema o DRIWALL e o GESSO CONVENCIONAL 60X60 , DRYWAL tem muita vantagem nesse quesito . Sou profissional do steel e montador de drywall e tenho que defender que defender o sistema…Obrigado pela atençao e espero nao ter prejudicado no meu comentario e desculpe se eu tiver errado, acabei fazendo um calculo por alto… Seria bom uma publicaçao desse assunto porque o pessoal nao se liga no quesito PESO sobre a estrutura do telhado. Abraço

    • Olá Paulo, muito boa sua observação, com certeza o peso é um fator importante e o drywall eva vantagem nisso mesmo. Obrigado pela dica e farei sim um artigo sobre o tema. Abraços e sucesso ai pro amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.