FITA TELADA OU DE PAPEL PARA DRYWALL, QUAL USAR?

Parede ou forro de drywall sempre requerem um acabamento perfeito e que resista a várias intempéries não é mesmo? Os profissionais do ramo sempre tem um jeito diferente na hora de dar o acabamento com fita e massa no drywall.

Um assunto que é sempre discutido nos grupos que participamos no facebook é sobre a colocação de fita, uns dizem que fita telada não dá problema outros condenam o uso da mesma e dizem que o ideal é a fita de papel micro-perfurada. Fita telada ou de papel?

Eu particularmente uso as duas, depende do serviço e da pressa do cliente. Com a fita telada conseguimos deixar o serviço pronto com apenas uma demão de massa, já com a de papel sempre usamos duas demãos.

Pesquisando muito, lendo apostilas dos fabricantes e conversando com vários colegas, cheguei a conclusão que se o serviço for bem feito não importa muito qual fita usamos, pois acredito que ambas darão o efeito esperado de dilatação das juntas.

Veja o que diz o site da fabricante Âncora sobre as fitas para acabamento:

FITA TELADA

Características:

A fita telada é composta de fios de fibra de vidro entrelaçados formando uma malha, sendo uma das faces auto-adesiva.
É utilizada no tratamento de juntas entre as placas de gesso em paredes ou tetos, a fim de se manter a estabilidade do acabamento final, evitando trincas ou fissuras.

fita telada drywall

Aplicação:

A fita telada deve ser aplicada diretamente sobre a união das chapas, já que é auto-adesiva e em seguida deve-se passar sobre esta, uma ou duas camadas de massa para acabamento.

FITA DE PAPEL

Características:

É uma fita constituída de papel microporoso e microperfurado que facilita a saída do ar contido sob a fita na hora da aplicação, evitando a formação de bolhas.

Possui uma dobra localizada no centro, a fim de facilitar o correto posicionamento da mesma sobre as duas placas. É utilizada no tratamento de juntas entre as placas de gesso em paredes ou tetos.

como colocar fita no gesso acartonado

Aplicação:

Neste caso aplica-se uma primeira camada de massa diretamente sobre a junta das placas e então coloca-se a fita de papel sobre a massa, pressionando-a firmemente a fim de se eliminar eventuais bolhas de ar. Por fim aplica-se uma nova camada de massa para promover o acabamento final.

LEIA TAMBÉM: QUANTO GANHA UM GESSEIRO PROFISSIONAL?

Importante: Abri está discussão aqui para nossos colegas gesseiros e colocadores de drywall deixarem seus comentários e discutirmos o assunto, pois sei que muita gente recorre ao Blog do Gesseiro para retirar dúvidas e até quem sabe aprender algo sobre gesso e drywall. Colabore, divida conosco seus anos experiencia.

classificados gesso e drywall

56 comentários

  • A mais correta para ser utilizada é a de papel, porém não tenho encontrado nenhuma fita com um mínimo de qualidade aceitável, vc que vem enfrentando problemas com a aplicação da fita de papel, pode ter certeza de que, se Vc está procedendo de maneira correta, a qualidade da fita é que está lhe causando toda essa dor de cabeça e todo esse prejuízo… Outra coisa é com referência as cantoneiras perfuradas, umas porcarias, essas empresas que entram no mercado sem um mínimo de conhecimento, prejudicando os profissionais e causando prejuízos incalculáveis, deveriam ser banidas, por isso (e otras cocitas mas) que o drywall é tão criticado…

  • A pessoa que vai fazer lá em casa ela disse que vai passar na junta e por cima do acartonado gesso em pó, eu queria saber se pode passar esse gesso Ou tem que ser uma massa específica?

    • Olá Márcio, para o tratamento das juntas e fitas o correto é passar massa especial para drywall, não é recomendado o uso de gesso em pó, por ele ser muito rígido acaba trincando.

  • fita telada na frança é proibida por normas tecnicas ha mais de 15 anos

  • Ola. Sou de sao jose do rio preto interior de sao paulo…uso a telada em servicos pequenos…agora passo a telada com gesso e queimo na massa…a segunda demao…o acabamente fica bem melhor q a papel ..pois nao cria lombo…mas dizem q nao é indicado…pq….

  • Boa tarde! Fiz um forro esses dias e dei tratamento com fita de papel conforme aprendi no curso da placo,passei massa colei a fita tirei o exesso. E dei uma camada de massa por cima como aprendi no curso. Ja tinha feito isso antes mais dessa vez esta apapacendo a marca da fita, ja dei algumas demaos de massa corrida mais nao some a marca da fita alguem pode me ajudar com uma soluçao pra o problema?

  • Ótimo artigo, tenho feito alguns serviços com a placa acartonada porém queria saber se a massa que é mencionada é massa corrida ou alguma espécial pra gesso fiz em minha casa e usei massa corrida mas não sei se é certo.
    Obrigado

    • Obrigado Leandro! A massa de tratamento de juntas tem que ser massa especial para drywall. Quando vc compra o material já pede a massa.

  • Rodrigo Lourenço da Silva

    Uso somente a de papel,ao longo do tempo após efetuar diversos trabalhos usando ambas tive problemas com a tela pois a mesma no centro da junção se abre fissura ,no qual a de papel nunca permite pelo fato de ser totalmente fechada ,no caso a tela por ser vazada aparece fissura. Desisti da tela e uso somente a de papel e para evitar bolhas eu molho à fita de papel antes de aplicar a mesma ( coloco à fita em um pote com água e deixo aplico a massa e logo em seguida a fita)

  • Aloísio Pessanha de Azevedo

    Onde posso fazer um treinamento pra usar pistola finca pino sou do rio

  • Fita telada não presta usais de papel microperfurada eu estou tendo muitos problema com fita telada

  • Boa noite Regi,entre em contato comigo por favor quero algumas dicas sobre cursos, manda seu contato no e-mail caso possa obrigado

  • Já usei as duas e mesmo sendo mais trabalhosa, prefiro a de papel!
    Quando ocorre problemas como a beirada descolando ou bolha, basta recortar a parte solta com estilete e corrigir com massa corrida!

  • Meu gesso não é acartonado, posso usar a fita telada para reparo mesmo assim?

  • joao marcos

    como posso dar acabamento no gesso acartonado depois de fazer o tratamento de junta, posso usa a massa que eu usei para tratar a junta ?? para deixa liso ou so massa corrida

  • Se a massa for uma massa meia dura com uma demão fica boa sim na minha opinião a fita de papel e a mais indicada só uso a fita telada em bicos pequenos mas em trampos grandes o ideal é fita de papel e 2 demão trabalho em uma empresa que já ganhou em 3 lugar a ranking de melhor do Brasil nossos serviços são indicados pelas regras da knauf a número 1 do mundo

  • Estou usando a fita de papel dobrada a mesma está estufando,fiz a aplicação seguindo as normas do fabricante.

  • Cássio Henrique

    Trabalho a mais de 15 anos com a fita gelada e nunca tive problema,mas já corrigi tanto serviço com fita de papel…o gesso acartonado foi criado para ser feito rápido mesmo e é muito o simples de fazer até por gente inexperiente…por isso sempre aconselho a tela…simples aplicação,economia de material e não dá bolhas nem rachaduras e posso garantir o serviço

  • Edison Assunção

    Estou colocando papel de parede em minha casa e ficou o furo da tomada para fechar estou pensando em cortar um pedaço de DRAYWALL e colar com a fita Telada e fazer o acabamento com gesso está certo assim

  • Bom dia, comecei a trabalhar com a fita de papel, depois de dois meses do serviço pronto e ja pintado esta começando a ficar marcada e criar algumas bolhas… Alguém pode me dizer ao de está o erro ? Sendo que passei como diz a norma, a primeira demão de massa, coloquei a fita retirando o excesso com a espatula e aplicando a segunda demão… Mais agora tenho esse problema.

    • Olá Alex, esse problema aparece quando aplicamos as duas de mãos no mesmo dia, o correto é colar a fita com a primeira de mão em um dia e a segunda de mão no outro.

  • Bom uso fita telas a vários anos já e não tenho problema pois uso ela corretamente e com massa própria para Drywall ela não da trinco nem fisuras onde vejo dar problema e onde alguns montadores usa o gesso pra acabamento sendo incorreto esta pratica .então se for usar corretamente ela nos auxilia muito na hora de dar acabamento sendo mais rápido e gastando menos massa e não dando bolha nem descolando como a de papel faz já ultimamente esta muito ruim ? a qualidade da fita de papel e perde-se muito tempo pra estalar .

  • Will Marques

    Segundo a placo, meu trabalho tem 5 anos de garantia junto com o produto deles se for executado de forma correta. Fita telada é pra cimenticia.
    O principal problema é que na hora de dar uma corrigida, os pintores “comem” a fita telada na lixa, já a de papel não tem como eles cortarem lixando.
    Dá mais trabalho usar a de papel, mas teu serviço tem garantia se ela for bem aplicada. Já usei a telada por por ordem superior justamente pela agilidade, agora que tenho minha empresa, não uso mais a telada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.