DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE STEEL FRAME.

O Steel frame é atualmente o mais moderno e confiável sistema construtivo utilizado mundialmente, em países como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Japão, chegando a 90% das casas construídas nesses países. O Light Steel Framing utiliza alta tecnologia, projetos inteligentes e materiais de alta qualidade, como aço leve galvanizado e painéis estruturais em OSB Home, para tornar as construções residenciais e comerciais mais eficientes, resistentes, rápidas e seguras.

Além disso, o sistema é sustentável, pois utiliza matéria prima reciclável, não utiliza água durante a obra e evita desperdícios de energia e materiais.

Dentre as vantagens do sistema, destacam-se:

Alta durabilidade e resistência: Os materiais utilizados na obra são industrializados, fabricados com matéria prima de alta qualidade e passam por rigorosos controles, que garantem durabilidade e resistência à construção.
Custo similar e precisão no orçamento: Comparado a construção em alvenaria, o custo final é similar, porém é possível ser fiel ao orçamento, com total controle de custos.
Obra pronta até 6 vezes mais rápido: A alta tecnologia empregada, a redução no uso de mão de obra e os materiais industrializados possibilitam que a obra seja finalizada até seis vezes mais rápido do que uma construção de alvenaria.

Obra totalmente sustentável: Utiliza como matéria prima o aço, material 100% reciclável. Também reduz o consumo de energia na residência, elimina o desperdício de materiais na obra e não utiliza água durante a construção.
Conforto superior e fácil manutenção: Os materiais de alto desempenho permitem conforto acústico e térmico superior à construção convencional, além de manutenção fácil, rápida e com baixo custo.

Versatilidade de projetos e acabamentos: Pode ser utilizado em qualquer tipo de imóvel, com total flexibilidade no projeto. Também permite o uso de todos os tipos de acabamento interno e externo e perfis arquitetônicos.
Retorno rápido de investimento: Como a obra fica pronta muito mais rápido, é possível também agilizar o retorno de capital de incorporadoras, investidores e obras comerciais.

Veja a seguir as perguntas frequentes sobre o sistema e tire suas dúvidas.

Qual a principal diferença entre o Sistema Light Steel Framing e a alvenaria tradicional?
A principal diferença entre o Light Steel Framing e a construção em alvenaria é o nível de industrialização que o primeiro conta. Através do processo industrial, é possível produzir materiais mais resistentes, com acabamento perfeito e alta durabilidade, o que resulta em uma produto final de qualidade incomparável.

construção seco

O que é Steel Frame ou Light Steel Framing?

Steel Framing ou Light Steel Framing é um Sistema construtivo que utiliza como estrutura um conjunto metálico em aço galvanizado leve, com fechamento em chapas internas e externas. Esse Sistema possui um conjunto com baixo peso, mas ao mesmo tempo muito resistente.

Quais projetos arquitetônicos podem ser realizados com o Sistema Light Steel Framing?
O Sistema Light Steel Framing é indicado para obras residenciais ou comerciais, com até 4 pavimentos, e galpões. Esse Sistema permite adequar o projeto para situações como isolamento térmico ou acústico, equilíbrio de umidade no ambiente, evitando o conhecido problema de umidade ascendente nas paredes.

Qual a relação custo x benefício?
Por tratar-se de um Sistema muito veloz, o custo final é inferior ao custo de uma construção em alvenaria. Já que os materiais empregados no Sistema Steel Framing são mais nobres, a vantagem na escolha desse sistema é dupla: mais barato e com qualidade superior.

Uma casa em Steel Framing é resistente a ventos fortes?
A norma brasileira define, que para edifícios residenciais, seja considerado uma carga horizontal oriunda de um vento com velocidade de 144km/h. Uma casa no Sistema Steel Framing é projetada para resistir ventos bem superiores, de até 200Km/h, além de oferecer maior segurança que qualquer outro sistema construtivo.

Como é a acústica dentro de uma casa em Light Steel Framing?
Testes realizados por órgãos competentes comprovam que uma parede com montantes metálicos de 90mm, revestida dos dois lados com chapas de gesso acartonado de ½”, tem o mesmo desempenho acústico que uma parede de alvenaria de mesma espessura. Porém, ainda é possível utilizar lã de vidro no interior das paredes, o que aumenta consideravelmente o desempenho acústico das obras realizadas com Light Steel Framing, deixando-a com uma acústica várias vezes superior a uma parede construída em alvenaria.

É possível construir com o Sistema Light Steel Framing na praia ou em lugares úmidos?
Se comparado com alvenaria, o Sistema Light Steel Framing oferece maior segurança à umidade, por isso é o mais indicado nestes casos. Na fundação, nas paredes e na cobertura do Sistema Steel Framing, aplicam-se produtos específicos, que foram uma forte barreira contra a umidade.

É possível construir um segundo pavimento em Light Steel Framing sobre uma casa térrea de alvenaria?
Por utilizar materiais muito mais leves do que os utilizados na alvenaria, o Sistema Steel Framing é a solução mais indicada para casos como esse, sem que haja necessidade de reforço estrutural da construção existente.

Leia também: CONSTRUÇÃO A SECO ESTÁ CONDENADA.

Leia mais em: www.contruçãoaseco.com.br

Fonte: Smart Sistemas Construtivos Inteligentes
e-mail: contatosmart@smartsistemasconstrutivos.com.br
site: www.smartsistemasconstrutivos.com.br

9 comentários

  • Marcelo Maciel

    As paredes de uma construção em steel frame são resistentes à invasão de bandidos? Por exemplo em uma casa de campo, é mais fácil um bandido demolir uma parede de steel frame para roubá-lá?

    • Acho bem difícil Marcelo, até hoje não soube de nem um caso. O Ladrão teria que cortar no mínimo três chapas para ter acesso ao interior da casa. Normalmente o sistema steel frame usa chapa drywall + chapa OSB + chapa cimentícia ou SmartSide . Leia mais no Blog do Steel frame.

  • O meu comentário, na realidade, é uma pergunta: Não ví em lugar nenhum falarem sobre os problemas que o Steel Frame poderá apresentar na praia(sal, ferrugem e durabilidade nestas condições) ???? Aguardo. Obrig

    • Olá Valmir, ótima pergunta essa sua, irei entrar em contato com fornecedores de materiais para steel frame e farei um artigo sobre o assunto. Mas posso lhe adiantar que até onde sei todo o sistema construtivo inclusive os parafusos são galvanizados, minha dúvida assim como a sua é sobre quanto tempo dura em contato com a maresia. Em breve trarei o artigo. Obrigado

      • Valmir Meotti
        Venho trabalhando com o Steel Frame e talvez possua a resposta que você necessita.
        Em lugares onde há essa questão da maresia, ou umidade em excesso, os perfis de aço, recebem uma camada de Zinco (Zn) a quente, passando a ser chamado de aço zincado (ZAR). Esse tipo de aço é abrangido na norma ABNT 7008 e também na Diretriz SINAT nº010 (sessão 3.2.6.3). Da mesma forma que o aço galvanizado, é necessário ver qual melhor se encaixa para sua obra. Espero ter-lhe sido útil.

  • Pingback: GESSEIRO, PORQUE VOCÊ AINDA NÃO TEM UM SITE? - Blog Do Gesseiro

  • Pingback: DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE GESSO - Blog Do Gesseiro

  • Pingback: Construção a Seco e seu Sistema construtivo veja dicas

  • EM BREVE CURSO DE STEEL FRAME NA ESCOLA DO GESSO
    SE VC ESTIVER INTERESSADO ENVIE E MAIL PARA
    contato@escoladogesso.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.