CONSTRUÇÃO A SECO ESTÁ CONDENADA?

Se depender da mentalidade de muitos construtores e engenheiros por ai, a construção a seco está condenada.

Pessoas essas com uma mentalidade pequena e antiquada que vivem colocando pra baixo uma técnica que está cada vez mais em evidencia no pais. Ainda bem que isso representa uma pequena quantidade de profissionais do setor.

A construção a seco mais precisamente o  steel frame ainda é alvo de muitos preconceitos e equívocos por profissionais que não conhecem essa tecnologia.

Alternativa construtiva que é realidade há muito tempo no Canadá, Estados Unidos e Austrália, começa a trilhar o caminho da maturidade no Brasil com o crescimento do número de obras industriais e residenciais.

Cada vez mais profissionais estão se especializando na elaboração e execução de projetos em steel frame, visando um mercado que está em grande expansão aqui no Brasil.

construção a seco

O uso da construção a seco.

Muitas dúvidas ainda cercam o sistema, considerado por muitos erroneamente como uma estrutura frágil quando comparado com a alvenaria.

Isso não é verdade, e quanto mais rápido o Brasil esclarecer a questão e envolver novos profissionais e instituições para tornar essa opção ainda mais utilizada, mais rápido vamos conseguir nosso espaço.

Diferentemente de um imóvel em alvenaria, esse tipo de sistema construtivo utiliza somente produtos padronizados, que atendem a rígidos controles de qualidade, e pode ser empregado em prédios com até quatro andares.

Enquanto no Brasil um tijolo pode ser adquirido sem qualquer certificação oficial, os produtos da construção a seco diferenciam-se por atenderem aos padrões internacionais e são em sua maioria certificados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)

Veja: Sistema de Construção a Seco da Saint-Gobain obtém o DATEC do Ministério das Cidades

Este é o primeiro documento de avaliação técnica nacional emitido para um sistema construtivo não baseado em concreto

Eu poderia fazer uma lista enorme das vantagens da construção a seco, mas não é isso que quero tratar nesse post. Até porque muitos outros canais já fazem isso.

O objetivo aqui é debater com nossos colegas do ramo  como está a popularidade do steel frame ai na região que você atua.

Aqui na minha região até onde sei não está pegando muito, teve uma firma na minha cidade que não durou 2 anos.

Mas minha cidade é pequena e tenho certeza que ainda vai usar muito o sistema, nas grandes cidades a realidade já é outra.

Um fator que pesa ainda é o preço elevado dos materiais empregados na construção a seco, com certeza o preço vai baixar com a popularidade do sistema e com o aumento de empresas que estão se especializando no setor.

Deixe seu depoimento, vamos mostrar para quem acessar o blog a força do steel frame no Brasil.

 

28 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.