COMO PINTAR GESSO ACARTONADO

Como pintar gesso acartonado é uma dúvida muito comum não só entre clientes mas também entre pintores, pois muitos desses profissionais ainda não pintaram o drywall.

A pintura de um forro ou parede de gesso acartonado é rodeada de mitos, porém é um processo bem simples e muito parecido com a pintura da alvenaria.

Recomendações de pintura sobre Gesso Acartonado.

A parede ou forro de gesso acartonado requer um pouco de cuidado na preparação para receber a pintura.

Veja abaixo o passo a passo de como pintar gesso acartonado.

Como pintar gesso acartonado (drywall)

A pintura em geral é a última fase da execução dos sistemas Drywall . Portanto ela é que define a aparência final do serviço.

Uma pintura mal executada pode comprometer todo o trabalho

1. Como primeiro passo, verifica-se a condição da obra. Se todas as juntas foram emassadas e se as massas estão totalmente secas.

Procede-se então ao lixamento, somente das áreas emassadas que são: as juntas de rebaixo, juntas de topo, juntas de contorno e cabeças dos parafusos, com lixas de grana 120 e 180 respectivamente, eliminando todas as rebarbas e todos os ressaltos ou ondulações salientes.

Este lixamento deve ser executado com a lixa sobre um taco de madeira formando uma superfície plana de lixamento ao invés dos dedos das mãos cujas superfícies ficam irregulares.

Tomar cuidado para não danificar o papel e as fitas.

Como pintar gesso acartonado


2. Após a eliminação das saliências, procede-se ao emassamento com massa corrida a base de PVA, em toda a superfície do trabalho com passadas extensas.

Essa massa deve cobrir qualquer ondulação reentrante e ao mesmo tempo igualar a superfície do cartão e das massas, uniformizando a textura e a cor dos dois elementos.

Recomendado massa em 100% da superfície.

3. Após a secagem lixa-se a superfície total do trabalho e faz-se uma nova correção de eventuais defeitos.

4. Sempre a cada novo emassamento e secagem, novo lixamento.

5. A superfície do trabalho está pronta para receber a pintura (látex, acrílico, etc.). Normalmente com duas demãos de tinta, conclui-se o trabalho.

Esta operação vai depender do poder de recobrimento da tinta utilizada.

Observações: Não é obrigado o uso de selador, mas caso vc queira pode aplicar uma demão de selador acrílico antes de aplicar a massa corrida.

O processo é o mesmo tanto para pintura de parede de gesso acartonado quanto de forro.

114 comentários

  • Boa, tarde Regis posso passar somente selador e depois a tinta da direto no gesso acartonado?

  • Fizemos isolamento acústico com lã de rocha e gesso acartonado. Depois de 1 mês ainda não consigo ficar no quarto, nem dormir nele, por causa do cheiro que ficou. Parece gás carbônico, ou, cheiro de papel velho em lugar fechado e sem ventilação. Mesmo deixando a janela aberta o dia inteiro, ao fechar fica ruim. O que fazer?

    • Nunca ouvi falar disso ieda, tem que ver com seu gesseiro, o material usado que deve estar com algum tipo de problema.

  • Olá primeiramente parabéns pelo blog.
    Gostaria de tirar uma dúvida. O gesseiro fez o forro de gesso acartonado amassou toda e agora vamos para a pintura. Eu comprei coral direto no gesso. Porém o pintor diz que a coral direto no gesso não é tão branca quanto suvinil branco neve. O que vc recomendaria para eu fazer?

    Tks

    • Com certeza seu pintor entende mais de tinta que eu rsrsrs. Procure falar com o pessoal da loja de tintas, eles poderão lhe ajudar. Abraços e lamento não poder ajudar.

  • Meu pintor pediu uma tinta de gesso pra aplicar antes de emassar o teto..teria mesmo necessidade disso?? Ou só a massa resolve?

  • É necessario emassar toda a folha do cartonado ou somente as juntas ?

  • Bruno Oliveira

    Passei no meu teto massa com rolo e tirei o excesso com rodo mais não ficou muito liso oq devo fazer

  • robson almeida

    Fala Regi blz cara? também essa era a minha duvida na questão do emasamento do teto acartonado

    entao e todo o teto? abraco.

    • Blz Robson, isso mesmo, para ficar um trabalho 100% e bem acabado o correto é massa corrida no forro todo. Embora muita gente só lixe a massa do drywall e passa selador e pinta. Abraços!

      • robson almeida

        valeu regis por ter respondido. emasei os tetos aqui por completo.. com uma demao por complrto lixei depois outra demao lixwei resultado mais indicacoes do cliente.. ficou perfex.. valeu abraco
        me interesei no curso de drywall …

  • Anderson Soares dos santos

    Boa tarde
    Tenho uma dúvida posso passar seladora no DryWall com a massa de DryWall ainda úmida ?

  • Guilherme Pezzente Pinto

    Olá, gostaria de saber quais os possíveis problemas de pintar sem usar seladora e nem passar massa nas emendas. Não me importo em deixar à vista as emendas e os parafusos, só gostaria q a tinta não descascasse.
    Obrigado.

    • Não vai descascar, porém o selador ajuda na impermeabilização e vc vai economizar tinta. O selador é bem baratinho, se eu fosse vc usaria. Abraços

  • Bonny Sousa

    Olá graças a Deus achei uma coisa muito importante pra me ajudar, obrigado por compartilhar essas informações com nós todos. Tenho q fazer uma pinturas em geral no quarto de um cliente, eles querem a pinturas toda no esmalte sintético, tem uma pintura já antigas No gesso acartonado como posso fazer essa pinturas? To com muitas dúvidas aqui por onde começa, se tenho q passa fundo de Madeira nas paredes primeiro depois se posso passa massa corrida ou acrílica, depois lixa e aplica a tinta esmalte de solvente? Obrigado 🙏🏼

  • Olá!! A aplicação da Massa Corrida é só para tirar as imperfeições ou tem algum outro motivo???

  • Vou aplicar papel de parede sobre o drywall, ele está somente com a massa nas emendas. O que devo fazer nele para colocar o papel de parede em cima?

  • Grazielle Cardoso

    Boa tarde!
    Eu gostaria de tirar uma duvida. O rapaz que está fazendo o drywall na minha casa comprou as tabicas todas brancas já! Porém o acabamento ficou estranho nas emendas das mesmas. Ele disse que ainda irá passar silicone acrílico para corrigir os espaços. Minha dúvida é se será necessário pintar essa tabica da cor do teto (branco fosco suvinil) ou se por ela ser branca não precisará.
    Obrigada

    • Olá Grazielle, realmente as tabicas é um ponto delicado no drywall, alguns profissionais não conseguem fazer as emendas bem feitas. Não precisa pintar esses tabicas, essa pintura dela é muito boa.

  • Posso passar. Textura direto no acartonado?sem ter q emassar?

    • Se o acabamento do gesseiro estiver bom, pode sim. Basta lixar a massa do acartonado e aplicar a textura direto.

  • Boa noite
    Dei uma pesquisada por aí e vi que alguns profissionais dizem que a superfície lisa do drywall é justamente para que não necessite de massa.
    Agora estou na dúvida.
    Coloquei forro no meu banheiro e passai massa somente nas juntas, porém já dei 3 demãos de tinta lukscolor para gesso e ainda da para ver falhas. A placa é verde.
    Porque será?
    Obrigado pelo blog!!👍

    • Pois é Vinícius, isso é uma polêmica. Já vi vários pintores pintarem sem dar massa corrida nem nas emendas e ficou um ótimo trabalho. Porém, o acabamento feito pelo gesseiro deve ter ficado muito bom e com excessos de massa para que o pintor apenas lixe, corrija algo e pinte. Mas a grande maioria opta mesmo por aplicar massa corrida em todo teto para não correr o risco de aparecer as emendas. No seu caso eu recomendo duas demão de massa em todo o forro, pois é uma área pequena e aparece muito os defeitinhos. A placa é verde porque é resistente a umidade.

      • Mesmo sendo placa verde, vc deverá passar um selante antes, por experiência própria no meu banheiro eu fiz com placa verde apliquei a fita na emenda a massa sobre a fita e nos parafusos lixei o excesso e não apliquei mais nada e pintei, com o tempo a tinta começou a querer soltar principalmente aonde passei massa sobre os parafusos.

  • wilson roberto ribeiro

    Bom dia, Posso passar a massa de tratamento de junta em todo o drywall ao invés de usar a massa corrida? pois comprei uma lata grande de massa para tratamento e não quero perder, pois não utilizarei toda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.