COMO COLOCAR REFORÇO EM PAREDE DRYWALL

No que diz respeito a instalar reforços internos em paredes já existentes, o ideal é que a instalação de reforço em parede drywall seja feita na fase de montagem. Porém, há casos em que uma parede na qual não se previa a fixação de uma carga mais pesada venha a apresentar essa exigência.

drywall

Nesse caso, será necessário abrir uma “janela” na parede para a colocação do reforço, que sempre deve ser colocado e parafusado entre dois perfis estruturais verticais (montantes) vizinhos, para que a carga aplicada seja transmitida para o piso.

Leia também: QUANTO GANHA UM GESSEIRO PROFISSIONAL?

Dois cuidados: abertura e reforço

Abertura – para abrir a “janela” na parede, utiliza-se um serrote de ponta, e o pedaço recortado deve ser conservado, pois será utilizado no fechamento dessa abertura, após a colocação do reforço. Para isso, com dois pedaços auxiliares de perfil de aço galvanizado, o pedaço recortado é parafusado na parede e em seguida são tratadas as juntas em todo o seu perímetro. Deve-se utilizar massa específica para esse fim e não gesso, pois este, ao secar, pode apresentar trincas.

reforço em parede drywall

Veja abaixo o vídeo de como colocar reforço em parede drywall do canal lucasinfilm no YouTube.

Reforços – podem ser de madeira maciça ou compensado com espessura mínima de 18 mm ou de aço galvanizado. São encontrados no mercado reforços de madeira nas medidas mais usuais de 400 x 200 mm e 600 x 200 mm, indicados para espaçamentos entre perfis de respectivamente 400 e 600 mm. Os reforços de aço galvanizado, que têm 0,95 mm de espessura, são produzidos com essas mesmas medidas. Mais recentemente, passaram a ser produzidos reforços de madeira maciça tratada em autoclave ou de compensado marítimo nas medidas de 400 x 600 mm, que servem para os dois espaçamentos (na horizontal, para 600 mm; e na vertical, para 400 mm).

drywall

Reforço em chapa de aço

reforço parede gesso

Reforço em madeira tratada

 

Fonte: Associação Drywall

8 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.