COLOCAR GESSO EM CASA SEM LAJE, PODE OU NÃO?

Essa é uma dúvida muito frequente em nosso ramo, estou escrevendo esse artigo pois recebemos vários emails com a mesma pergunta, afinal pode ou não colocar gesso em casa sem laje?

Gesso em casa sem laje trinca?

Nesses 15 anos que trabalhei com gesso tenho visto muita coisa, e sempre que um cliente me perguntava se o gesso em casa com armação de madeira trinca eu respondia: Sim, e em casa de laje trinca também, até o concreto trica porque o gesso não pode. Mas fizemos de tudo pra isso não acontecer é claro.

Na verdade o gesso de plaquinhas ou gesso comum como muita gente chama, pode sim ser colocado em casa sem laje desde que seja respeitado as dilatações com tabica ou negativo.

Essa dilatação é a mesma que deve ser feita em casa com laje, caso contrário vai dar problema também. É muito simples, basta não chumbar o forro de gesso na parede.

Veja abaixo o jeito certo de fazer forro de gesso tanto em casa de laje quanto em casa sem laje.

 

forro gesso armação madeira

forro gesso

Foto cedida pelo nosso colega Samuel Santos, Link abaixo.

www.facebook.com/gessoingleses

gesso em casa sem laje

Foto cedida pelo colega da Gesso Inovações.

forro de gesso em casa sem laje

LEIA TAMBÉM: DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE GESSO

Todo o forro deve ficar suspenso por arames e sem colar na parede, quando for moldura no lugar da tabica coloca-se primeiro a moldura colada na parede e depois apoiamos o forro encima e calçamos pra ele não levantar sem colar o forro na parede.

Também deve-se observar se o telhado não possui vazamentos. Certificar-se de que o madeiramento não tenha cupim e as madeiras suportem o peso do gesso. Caso necessário pode ser colocado reforços de madeira ou ferro.

Vantagens do forro de gesso em relação ao forro de madeira ou pvc.

A principal vantagem além da estética é o conforto térmico que o forro de gesso proporciona pois o calor fica retido entre o forro e o telhado deixando o ambiente mais fresco, podemos destacar ainda o conforto acústico, dias de chuva forte você quase não ouve o barulho da chuva na telha.

Conclução:

Fizemos muitos serviços aqui na minha região nesse sistema e não tivemos problemas, confiamos tanto que damos 5 anos de garantia e assistência caso desse algum problema. Temos casas sem laje com mais de 10 anos que colocamos o gesso e o cliente está satisfeito. Podemos sim colocar gesso em casa sem laje, mas caso o cliente esteja disposto a gastar um pouco mais pode ser colocado o forro de drywall  que não é tão rígido como o gesso de plaquinha.

Pedimos aos colegas gesseiros que deixe seus comentários para ajudar a esclarecer essa dúvida de nossos leitores.

686 comentários

  • Fernando cezar

    Regi parabéns pelo Blog.

    Minha casa tem telhado de madeira, os quartos temnlargura de 2,90.
    Infelizmente a estrutura não aguentaria arames na armação de madeira.
    Se colocar montantes de 90mm a cada 60 cm em toda extensão do quarto seria o mais correto pra evitar o uso do arame?

    Obrigado.

  • Olá Regi, pode me ajudar? Estou sofrendo MUITO com calor aqui em casa, minha casa é pequena 5,3 x 3,3 de comprimento, há 4 meses atrás o calor era insuportável e joguei um monte de tinha cal com sal e etc por cima e reduziu o calor, porém com as chuvas e gatos brigando em cima da minha casa a tinha ja saiu bastante e o calor voltou a incomodar MUITO de novo, estou até doente com o calor intenso, a telha é brasilit e é acimentada dos lados, eu pesquiso ha dias a melhor solução e mais economica possivel mas ainda nao consigo chegar a uma solução, mas minha dúvida é que vc acha que dá pra fazer um forro de gesso? com essa afiação e lampada no teto?
    Qual outra solução? As que eu pesquisei foram:
    Manta térmica aluminada – porem eu acha que fosse por cima da telha mas é por dentro, e essa telha esta acimentada pelos lados, nao sei o que fazer!
    Minha irma recomenda gesso! mas com essa afiação nao sei.
    Eu to vendo se caso nao der pra pôr forro de gesso acho que o jeito pode ser pintar por dentro e por fora uma tinha térmica, ou um tipo de tinta pra laje eu acho nao me lembro muito bem o que um vendedor do armazem falou, mas ele disse que pode funcionar bem.

    Eu gravei um video pra vc ver: https://www.youtube.com/watch?v=hf9MPVq9pZI

    O que eu faço? Help!

    • Olá Cleiton, pelo que vi no seu vídeo a melhor opção seria um forro de drywall com lã de vidro por cima. Isso iria diminuir muito o calor. Fiz umas contas aqui e achoa que se vc mesmo fazer o serviço gasta uns R$800,00 de material. Caso pretenda fazer a colocação vc mesmo entre em contato por e-mail que te auxilio. regicenter@gmail.com Abraços e espero ter ajudado.

      • Vlw pela ajuda, só achei o valor muito alto pra mim, eu vou procurar em minha cidade especialistas nessa área pra fazer um orçamento, minhas condições no momento pra gasto acho que é no maximo 300 reais, achei que fosse mais barato pois aqui perto vende placas grossas de gessos, e 1 m² é apenas 2 reais, então em material de gesso eu gastaria no máximo 40,00 reais, achei que todo o serviço seria bem mais em conta, vou pedir um orçamento pra ver se encontro um valor cabível pra mim rsrsr. Será que sem lã de vidro serve? Deve ser isso que esta deixando bem mais caro né? Se eu não encontrar um orçamento bom eu acho que vou pintar por cima novamente com cal ou uma tinta térmica específica enquanto junto uma grana pra fazer um forro de gesso em breve ¯\_(ツ)_/¯
        🙁
        Valeu Regi

  • Claudio Wolffowitz

    Moro num casarão antigo sem laje, é o forro é de gesso de plaquinhas, só desce muita sujeira aranha e morcegos, vivo com crise alérgicas, existe alguma forma de fecha o vão da tabica e dos spots?

  • Tatiana Vasconcelos

    Olá Regi! Como minha casa não terá laje, o telhado será telha galvanizada e o forro será de drywall, então teremos um espaço entre o forro e a telha. Minha dúvida é….fecho esse espaço pelas laterias (bordas) evitando qualquer entrada de vento, ou deixo aberto? Na verdade minha intenção é fechar as laterais e o fundo e na frente colocar uma tela para que o ar possa entrar e a tela para não deixar passar insetos ou qqr outro bicho. Me foi dito que eu poderia fechar tudo que isso não deixaria minha casa mais quente. O que você me aconselha? Minha intenção é deixar a casa mais fresca possível.

    • Olá Tatiana, vai depender, se vc só colocar tela existe risco de molhar esse gesso quando chover? Gesso e água não combinam. O que sempre vimos é tudo fechado. A questão do calor vc pode colocar lã de vidro por cima do forro, vai melhorar bastante o conforto termo-acústico. Abraços!

  • Daugmar Zeitz Kraus

    Olá,
    Se colocar no banheiro é perigoso de dar umidade, e onde eu moro é muito úmido, o que vc recomenda para mim??

  • Ola Regi.

    A cidade que moro é quente e úmida. Coloquei forro de gesso na minha casa sem laje, porém, em épocas de chuva o forro umedece e mancha, devido aos respingos. O forro fica com aquelas manchas escuras de mofo/fungo. Estou pensando em colocar lona transparente sob as telhas para evitar esses respingos no gesso. Isso é recomendável? Teria alguma contra indicação?

  • Boa tarde.
    Minha casa é toda em forro pvc. Fiz reforma aqui em casa e coloquei gesso acartonado no quarto, ficou lindo. Quero colocar na casa toda, mas tenho medo de dar alguma goteira do telhado e eu perder o gesso.
    Corro esse risco? Se caso comecar a dar goteira tem alguma dica do que fazer?
    Obrigada

    • Olá Carla, esse é um risco que corremos, mas como sempre falo para meus clientes, o gesso tem tantas vantagens (entre elas a beleza) que isso compensa o risco. Caso der alguma goteira é muito simples, você consegue identificar ela pois o gesso fica manchado, então basta corrigir a goteira e reparar o gesso. Você não perde o forro todo, na maioria dos casos basta um reparo na pintura. Farei um vídeo com esse seu tema, se inscreva em nosso canal, lá tem vários vídeos de dúvidas como essa: http://bit.ly/se-inscrever-no-canal Abraços!

  • Tatiana Vasconcelos

    Olá! Estou construindo uma casa em cima da casa de minha mãe e será de telha galvanizada. Meu forro será de drywall e moro aqui no RJ, ou seja, muiiiito quente. Gostaria de indicação para tratamento térmico mais em conta, pois estou gastando muito com a obra. Aproveito para perguntar se você já utilizou a tinta que tb tem essa finalidade térmica, se realmente funciona. Outra dúvida é sobre o isopor, funciona????
    Muito Obrigada!

    • Melhor custo benefício é a lã de vidro de 50 mm da isover, vai melhorar muito o conforto térmico e acústico. A lã de vidro é anti chamas ao contrário do isopor que qualquer curto circuito pode causar um incêndio. A tinta também vai te ajudar, mas só ela não vai isolar muito não. Abraços

  • Na minha casa foi feito esse procedimento mas onde eu moro venta muito e sou alérgica, ai esse vento traz poeira e suja toda casa além do zumbido do vebto que chega me dar medo, como posso fazer para acabar com e barrulho?

  • Gostaria de fazer telhado colonial e forro de gesso no segundo andar da minha casa, para ter a economia da laje. Qual tipo de forro de gesso vc recomenda ? E posso fazer sem medo de ter problemas futuros?

    • Recomendo o forro de gesso acartonado. Se não tiver goteiras não terá nenhum outro problema. Abraços

  • Claudineia Oliveira

    Boa tarde, minha casa é de eternit (quente pra caramba rs)
    qual seria mais aconselhavel pra deixar mais fresco o gesso comum ou gesso acartonado? Ele realmente melhora a temperatura?

    • Melhora e muito. Se vc poder gastar um pouco mais recomendo gesso acartonado com lã de vidro por cima do forro. Mas cas queira gastar pouco faça o forro de gesso comum mesmo, vai reduzir drasticamente o calor.

  • Minha casa e coberta com zinco ,e não possui lage ,posso forrar com gesso?

  • Olá, gostaria de saber se é possível instalar ventilador de teto diretamente no gesso?

    Se não for, qual sugestão para a instalação em um telhado que não tem laje?

    E se você tem alguma indicação de profissional no Rio de Janeiro, Capital.

    Muito obrigada!

    • Recomendo que instale o ventilador direto no madeiramento do telhado e não direto no gesso. A trepidação pode trincar o forro.

  • Boa noite! Construir uma casa em primeiro andar e muitas pessoas falam que o gesso comum em casa primeiro andar o gesso racha. Quero colocar o gesso comum tabicado, mas tenho essa dúvida.

  • ola ,

    sou aruqiteta e fiz um forro de gesso com plaquinhas no meu quarto . Ele estalava de vez em quando .

    Esta noite estalou voltei a dormir , depois comeceu a estalar de mais , direto e tudo muito rapido! foi o tempo de pegar mimha filha da cama e correr .O forro caiu todo em cima da minha cama e mais um pouco.

    gracas a Deus deu tempo de sairmos ,porque cairia tudo sobre nos .

    quais os erros que podem ter acontecido ?

    buchas de que tamanho voces costumam usar ?

    pode ser problema na laje ? nao tem nada de vazamentos ..

    nao ouve trincas anteriormente , caiu tudo de uma vez o forro puxou todas as buchas ..

    nunca vi aconetcer este tipo de acidente !!!

    • Olá Karla, fico muito feliz em saber que está tudo bem com vc e sua filha, graças a Deus. É difícil eu lhe dar um laudo sem ver o forro, mas como vc relatou sobre as buchas, pode ter acontecido do furo não ter suportado o peso. O reboco da laje muito fraco ou buchas de má qualidade podem ter contribuído. Normalmente usamos buchas 6mm, mas devem ser bem fixadas, se o reboco for muito fino ou estiver fraco fica difícil de segurar. Recomendo que coloque o gesso acartonado dessa vez, esse não tem perigo. Abraços!

  • Boa tarde! Estou construindo minha casa e será de telhado. Quero forra-la com gesso. Posso colocar caibos como se fosse forrar de madeira e amarrar as plaquinhas nesse caibos, ou então colocar umas viguinhas de 50 a 50 cm e amarrar nelas? Não que amarrasse nos caibos do telhado pra evitar de quando subir no telhado abalar o forro e tbm pra ficar algo mais resistente. Então posso fazer dessa forma?

  • Rodrigo Lira

    Boa noite tudo bem?
    Recentemente coloquei 300 m de gesso em casa e optei pelas plaquinhas, por ser um pouco mais em conta, lendo os comentários fiquei com uma dúvida, será que eu fiz a escolha certa?

    Abs

    • Olá Rodrigo, essa é uma questão mais sobre o profissional correto e não o material. Se seu gesseiro fez o trabalho como manda o figurino, com certeza vc não terá problemas futuros. Abraços

  • Olá. Gostaria de colocar um gesso com tabica,acompanhando o caimento do telhado que e tipo colonial. Como o gesso não vai ficar nivelado, o que deve ser feito pro gesso não trincar? O arame ficará estável mesmo que não esteja nivelado? Você tem um tutorial passo a passo os cuidados a serem tomados? Desde ja agradeço.

    • Olá Jonatas, pode fazer o forro normalmente como se fosse em nível. Basta seguir as recomendações que passo no vídeo acima que não terá problema. Abraços!

  • Boa noite! Minha sala possui 50m2 e minha casa é de telhado colonial. É possível colocar gesso comum diante dessas circunstâncias ou teria que ser Drywall?

    • Olá Cassia, é perfeitamente possível colocar o gesso comum. Basta seguir as recomendações do vídeo acima. Abraços!

  • Minha casa é de telha colonial…tenho medo de entrar chuvas pelas frestas…é aconselhável o gesso nesses telhados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.