CERÂMICA NA PAREDE DE GESSO DRYWALL, PODE OU NÃO?

Uma das maiores dúvidas sobre as paredes de gesso acartonado (Drywall) é justamente se podemos colocar cerâmica na parede de gesso ou não. Nesse artigo vamos tentar esclarecer suas dúvidas.

Quero fazer outro banheiro na minha casa, posso usar gesso acartonado nas paredes e depois colocar azulejos?

R: Pode sim, nesse caso usa-se as placas de gesso acartonado na cor verde, conhecidas como placas RU (Resistente a umidade). Coloca-se cerâmica normalmente usando argamassa ac2 e rejunte de preferencia epóxi. Tome cuidado pois tem colocadores de cerâmica que arranham a parede de drywall para pegar melhor a argamassa, essa atitude é extremamente errada e danifica a placa de gesso. Atenção redobrada no rejuntamento, principalmente na área do chuveiro.

cerâmica na parede de gesso

Já tenho uma parede de gesso acartonado com placa padrão (cor marrom) posso colocar cerâmica?

R: Não, as placas ST são as placas na cor marrom normalmente usadas em paredes em áreas secas e forros, essas placas não devem receber acabamento em cerâmica pois a umidade da argamassa pode danificar a placa e assim acabar soltando o azulejo. Recomenda-se contatar um gesseiro para colocar uma camada de placas verdes RU sobre as placas ST, e ai sim cola-se a cerâmica.

Veja no vídeo abaixo a maneira correta de fazer a impermeabilização em áreas que terão contato direto com a água, como em box de chuveiro por exemplo.

Conclusão: A cerâmica na parede de gesso pode sim ser colada, desde que siga-se as normas do sistema construtivo. A parede de gesso acartonado revestida com azulejo além de ficar mais bonita, também protege a parede contra a umidade.

Ainda tem dúvidas? Leia o artigo da Placo (Fabricante de chapas drywall) com as maiores dúvidas sobre drywall (Clique aqui)

128 comentários

  • Tenho um banheiro onde gostaria de colocar no lugar , de uma parede de tijolos (que não é estrutural ) , uma parede de drywall de 9 cm de espessura com placas RU . Como nesta parede de drywall será encostado uma mureta de tijolo de 7 cm de espessura por 56 cm de altura para apoiar uma banheira de hidromassagem e após a mureta será colocado na parede de drywall pisos de 120×120 com 1,16 de espessura . Tenho uma dúvida : Como são pisos pesados e além disto terei uma banheira apoiada na mureta que ficará encostada no drywall, e que apesar da banheira também estar fixada no chão, talvez a hidromassagem ligada possa vir a causar pequenas trepidações, pergunto: É seguro colocar estes pisos grandes fixados no drywall?

  • Olá tenho uma parede de Drywall na varanda onde fica a churrasqueira, gostaria de aplicar peças de porcelanato (meio pesadas) de 1,00m x 1,00m realizando uma faixa sobre a parede até a churrasqueira ficando ao todo 2,00m x 1,00m é possível fazer esse serviço? Você poderia realizar um orçamento?

    Obrigado

  • Bom dia. Quero fazer um revestimento de gesso acartonado numa lareira canadense e revestir de porcelanato. Qual o gesso e argamassa que devo usar? O gesso aguenta o porcelanato?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.