Amarelamento no forro de gesso, Porque?

O amarelamento no forro de gesso comum sempre me intrigou, o que pode causar esse fenômeno? Alguém arrisca um palpite?

O texto abaixo da uma boa ideia sobre esse tema. Texto de autoria de Aníbal Veras de Siqueira Filho.

O uso do gesso no Brasil está crescendo como material de construção civil através da substituição da alvenaria e argamassas por blocos pré-moldados e emboços de gesso; respectivamente, porque é uma opção prática, com excelente estética, de baixo custo e tecnicamente atende às necessidades do mercado.

Entretanto, sabe-se que, eventualmente, surgem patologias pós-pintura. O mais comum é o aparecimento de manchas amareladas no forro de gesso logo após a aplicação dos sistemas convencionais de pintura.
Atualmente, existem várias hipóteses sobre as causas que levam ao aparecimento das manchas amareladas após a pintura, mas que ainda não estão comprovadas cientificamente.

Na prática, sabe-se que a técnica da aplicação da tinta e o produto exigem cuidados e procedimentos específicos para se obter qualidade desejada e desempenho da área pintada.

Entretanto, para contornar esta patologia, a indústria de tinta desenvolveu sistemas mais complexos e mais caros tais como a aplicação de isolantes sobre o amarelamento.

A aplicação desse filme além de aumentar o custo de pintura, traz o inconveniente de ser à base de solvente orgânico provocando odores fortes durante sua aplicação.

Por outro lado, a fabricação das placas pré-moldadas de gesso ainda é artesanal, e se caracteriza por baixa produtividade, baixo controle de qualidade do gesso utilizado, água de hidratação empregada e tipos de desmoldantes de base orgânica utilizados nas formas de fabricação das mesmas.

Mesmo desta forma, representa uma atividade economicamente viável para grande parte das empresas do Pólo Gesseiro do Araripe de Pernambuco no Nordeste do Brasil, localizado na região do Semi-Árido.

Atualmente existe no Pólo Gesseiro mais de 400 fábricas de placas de pré-moldadas de gesso. Portanto, o entendimento das causas e mecanismos que levam ao surgimento de manchas amareladas pós-pintura das placas pré-moldadas de gesso é de fundamental importância para o desenvolvimento de procedimentos e novas metodologias visando minimizar o surgimento de tais manchas.

Segundo estudos os desmoldantes líquidos largamente empregados na fabricação de pré-moldados de gesso são as principais causas de surgimento do amarelamento pós-pintura.

Portanto, para minimizar o aparecimento dessas manchas nas placas de gesso, foi testado com sucesso na presente dissertação o uso de revestimento de Teflon no molde de teste, que poderá trazer vários benefícios para o setor do ponto de vista econômico e de saúde dos trabalhadores, uma vez que a fabricação de pré-moldados de gesso é um das principais atividades do Pólo Gesseiro do Araripe.

Autor(es): Aníbal Veras de Siqueira Filho

Deixe seu comentário,vamos debater sobre o amarelamento no forro de gesso!!

23 comentários

  • Alexandra Menin

    Bom dia, colocamos gesso na minha casa há uns 20 dias e meu marido passou fundo a base de solvente. Após a aplicação o gesso amarelou, gostaria de saber se após secar o fundo e aplicando uma tinta apropriada para o gesso esse amarelo some. Obrigada

    • Bem complicada essa situação Alexandra. Como não sou profissional em pintura eu recomendo que consulte um pintor profissional, com certeza ele vai te ajudar com esse problema. Abraços!

  • Olá!
    Instalaram o gesso no meu apartamento e já faziam 10 dias, então fui passar uma demão de tinta coral direto no gesso, antes de passar a massa corrida, percebi que as molduras ainda estavam meio umidas, mas como já fazia tempo pensei que fosse normal e procedi com a pintura.
    Depois de finalizar todo o processo, pesquisando na internet descobri que elas ainda estavam umidas (como que pode!!!) e que eu não devia ter pintado q pode ocasionar amarelamento ou fungos.
    Poderia me indicar o que eu posso fazer para evitar isso? Faz 2 dias que realizei a pintura, não sei se aguardo mais tempo pra passar a massa corrida ou invisto em outro produto antes de passar a massa corrida.
    Poderia me ajudar.

    • Deve aguardar ela secar totalmente e agora vai demorar mais pois ela não tem como “respirar”. Nesse caso só nos resta torcer para não amarelar, mas já vi gesso ser pintado com bem menos dias e não deu problema. Acho que mais uns 10 dias já pode passar a massa corrida. Deixar o ambiente bem ventilado ou colocar alguns ventiladores podem acelerar a cura. obrigado e espero ter ajudado.

      • Infelizmente não teve jeito, a tinta amarelou. 🙁
        Raspei toda a tinta e o gesso já esta seco, mas queria saber se pintar novamente corro o risco de o gesso amarelar a pintura novamente e se sim, se ha algum produto q possa passar q evite isso.
        Obrigafa

        • Que pena Viviana. Passa fundo preparador especial para gesso antes da massa corrida ou tinta. Esse fundo vai isolar bem, deve passar uma única demão direto no gesso antes da massa corrida ou tinta.

  • Boa Noite, após a aplicação do gesso, ao invés de emassar apliquei a tintura da Coral (Direto no Gesso), porém o gesso ficou com algumas placas amareladas e com aparencia de mofado,estou querendo uma solução para o meu caso, pois esta área está localizada no terraço da minha residencia e fico perdido em saber se é umidade ou o procedimento feito com a tinta.

  • EDUARDO OLIVEIRA

    boa tarde meu gesso esta muito amarelado devido a uma infratação
    me aconselharam a passar tinta oleo isso procede
    se nao como faço pra resolver esse problema

    • Caso já tenha solucionado o problema da infiltração pode tentar passar massa corrida e pintar novamente, mas acho que tinta a óleo não seria a indicada. Pode usar acrílica ou pva

  • Fabricio Ganda

    O meu gesso ja foi colocado a mais de 1 ano e começou a aparecer um pó no gesso, eu passo um pano e ele fica limpo, mas depois de uns 2 a tres dias reaparecem de novo esse pó, então gostaria de saber como eliminar isso

    • Muito estranho isso Fabricio, acho que pode ser da tinta e não do gesso. Recomendo chamar um pintor para dar uma olhada.

  • A única coisa que pode resolver é emassar com massa acrílica e depois pintar novamente! Pelo menos assim eu resolvi aqui em casa!

  • Pingback: FORRO DE GESSO OU DRYWALL, SAIBA QUAL USAR? - Blog Do Gesseiro

  • Laecio Sousa

    Boa tarde, pessoal,
    O gesso aqui de casa só ficou amarelo nas junções, no rejunte aplicado pelo gesseiro, nas placas está branquinho, limpo, mas nas juntas está amarelo, por que será que isso aconteceu e como resolver? Lembrando que não tem nenhuma umidade na casa, pois se tivesse as placas estariam amareladas também.

    Somente o rejunte do gesso, já refiz todos os processos listados no site e somente a junção fica amarela novamente, a placa está limpinha, o que fazer, poderíam me ajudar? Um detalhe importante, o mesmo gesseiro fez uma outra casa minha e lá, apesar de fechada e com certa umidade, as junções estão limpinhas, branquinhas, já aqui que é mais recente e é a casa que moro e não tem umidade nenhuma e a casa é super arejada, só a junção que fica amarela, já não sei mais o que fazer.

    • Olá Laecio, normalmente isso é ocasionado pelo óleo usado para desformar as placas de gesso, acontece só nas juntas pois no meio das placas não é usado óleo. Lamento informar que é bem difícil de resolver esse problema, pois até após várias demao de tinta o amarelamento volta.

    • Blz Laecio, estou com o mesmo problema , venho aqui saber se o Sr. solucionou o problema e como ??

    • Olá. ..
      Tenta aplicar 1 ou 2 de mão de fundo a óleo ou super galvite e depois faça a pintura em cima desse fundo…
      Garanto que não vai mais te encomodar com manchas amareladas…

  • Rosilene Maria da Silva Souza

    Pode colocar ventilador de teto no forro de gesso sendo o telhado de telha de amianto,

    • Olá Rosilene , pode sim, mas deve-se fazer um suporte preso na estrutura do telhado. Não pode prender o ventilador direto no gesso , pois a trepidação danifica o gesso.

  • Trabalho a 15 anos com o mesmo fornecedor de placas e gesso de araripina não temos nenhum caso, O que percebemos nos concorrentes que faz amarelar é uso do arame galvanizado.

  • amarela devido a metais existentes na massa do acabamento final,no metal deixado pela desempenadeira de aço e espátulas no emassar com massa corrida,umidade do forro ainda molhado e já em contato com a química da tinta e em forros mais antigos,se dá devido a urina do rato que sempre usa especificamente apenas um local para demarcar.

  • Boa tarde !!! O amarelamento na pintura pode ocorrer também por causa do sizal, pois o produto quando recebe a umidade da tinta solta uma espécie de nódia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.