5 PRINCIPAIS MITOS SOBRE GESSO E DRYWALL

Desde de 1995 nesse ramo já perdi as contas de quantos mitos e tabus cataloguei dentro da profissão de gesseiro e instalador de drywall. Os mitos sobre gesso e drywall são muitos, mas aqui vou me concentrar nos 5 maiores.

Mas o que é mito? Segundo a WikipédiaO termo “mito” é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversas comunidades. Acontecimentos históricos podem se transformar em lendas, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura, e serem erroneamente chamados de mito. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas, mas há de se lembrar que muitas comunidades contemporâneas ainda se valem e muito do mito que, organizados, constituem uma mitologia.

Conheça os 5 Principais Mitos sobre Gesso e Drywall

1- O gesso é frágil e sensível.

Muitas pessoas não colocam uma parede de gesso 3d em sua casa por pensarem erroneamente que o gesso é frágil e sensível, essa alias é uma dúvida muito frequente aqui no blog.

Costumo fazer uma analogia com a parede de alvenaria, se você bater com uma cadeira ou qualquer outro objeto em uma quina de uma parede de alvenaria com certeza ela também vai lascar. Com o gesso não é diferente, os cuidados devem ser os mesmos.

2- Não pode colocar gesso no banheiro.

Esse talvez seja um dos maiores mitos do gesso, quem nunca ouviu a frase “O fulano falou que não pode colocar gesso no banheiro por causa da umidade”.

Tudo bem que o gesso seja sensível a umidade, mas não é vamos exagerar né, pode sim colocar gesso no banheiro, inclusive na parede.

No forro não tem segredo, é pintura normal mesmo, tanto para gesso comum quanto para drywall. Já na parede deve-se usar as chapas RU e fazer a impermeabilização adequada, principalmente na área do box. Assista abaixo o vídeo que falo sobre gesso no banheiro.

3- Parede drywall é frágil.

O drywall chegou ao Brasil a mais de 20 anos e ainda sofre muito preconceito, muitas pessoas ainda acreditam que a parede de gesso acartonado é frágil, que não suporta prateleiras e armários .

Posso garantir aqui pra você (e não é porque sou gesseiro) a parede de drywall não perde em nada para a parede de alvenaria, muito pelo contrário ela ganha disparado em muitos quesitos como: Agilidade e economia na obra, resistência mecânica, isolamento termo-acústico, fácil manutenção e reparos e muito mais.

Com as práticas corretas não existe nada que não possa ser pendurado em uma parede de drywall, pode fixar sem medo armários de cozinha, painéis de TV, ar condicionado split, prateleiras, nichos e muito mais.

mitos sobre gesso e drywall

Nichos e prateleiras em parede drywall no banheiro família do Nações Shopping. Obs: Trabalho feito por mim 🙂

4- Não pode colocar gesso em casa sem laje. Mito ou Verdade?

Já tenho vários artigos aqui no Blog e lá no canal do Youtube que falo sobre forro de gesso em casa sem laje, na verdade são os artigos mais visitados do nosso blog, tamanha é a dúvida que cerca esse tipo de trabalho.

Mais uma vez é Mito, pode sim colocar gesso em qualquer tipo de cobertura, tanto faz se a telha é de barro, colonial, amianto, eternit, concreto ou a armação do telhado seja de madeira ou de ferro.

Sendo bem feito e seguindo as normas não terá problema, leia AQUI mais sobre o tema.

5- Gesso é coisa de rico.

Realmente uma vez isso era verdade, lembro que quando comecei a trabalhar com gesso era bem mais caro e colocávamos gesso somente em mansões. Hoje o gesso e até o drywall se popularizaram bastante.

Qualquer pessoa pode ter um trabalho de gesso em sua casa ou apartamento sem gastar muito, inclusive tem forros de madeira de lei que sai mais caro que o gesso.

Conclusão:

O Gesso ou Drywall quando instalado por profissionais qualificados pode ser usado sem medo em diversos trabalhos. O que faz os mitos se fortalecerem não é só a crença popular e sim os maus profissionais que infelizmente existem em qualquer ramo.

Espero que eu tenha ajudado com esse artigo e fique a vontade para acrescentar algum outro mito sobre gesso ou drywall aqui abaixo nos comentários.

 

5 PRINCIPAIS MITOS SOBRE GESSO E DRYWALL
3.8 (76%) 5 votes
ARTIGOS RECOMENDADOS:

Pela Web:

4 comentários

  • Bom dia, fiz um painel em drywall mas o gesseiro usou fita “de meio” nas bordas…1 semna depois a fita começou a descolar…a fita de borda, a com Aluminio, resolveria este problema?? Obrigada

    • O correto é fita com alma de alumínio. Recomendo que retire essa fita que o gesseiro colocou e coloque a fita com alumínio que vc não terá problemas.Abraços!

  • Boa noite minha casa é telha colonial 3 abas forro em pvc faz muito barulho no forro com ventos fortes poderá fazer também com gesso ou tem alguma coisa para colocar no forro para isso não acontece? Os cômodos são grandes 25m2.

    • Forro de gesso já vai diminuir bastante o barulho, mas para melhorar o isolamento acústico pode colocar lã de vidro por cima do forro. Vela mais detalhes nesse artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *