5 COISAS QUE UM BOM GESSEIRO NÃO DEVE FAZER

Nesse artigo vou destacar as 5 coisas que um bom gesseiro não deve fazer na hora de executar um trabalho, estou me baseando em normas técnicas, em minhas próprias experiencias de mais de 20 anos no ramo e também em pesquisas que fiz com gesseiros bem experientes.

Muito se debate em grupos de gesseiros sobre a forma correta de trabalhar com gesso, pois sabemos que o conceito de errado para alguns não é o mesmo para outros.

Sei que esse artigo vai gerar muita polêmica pois costumamos achar que nosso jeito de trabalhar é sempre melhor que o dos outros.

Por isso peço encarecidamente que deixe seu comentário no final do artigo para que possamos discutir (Civilizadamente) sobre o tema.

As 5 Coisas que um bom Gesseiro não deve Fazer:

1) Chumbar forro plaquinha na parede.

Não é de hoje que sabemos que o forro de gesso com plaquinhas 60×60 deve ser feito totalmente solto das paredes, apenas pendurado pelos arames. Tanto faz se for feito com negativo ou com moldura o forro não deve ser chumbado na parede.

Problemas futuros: Forro colado na parede é problema na certa, qualquer movimentação que der na estrutura o forro irá trincar. Além disso existe a dilatação térmica, ou seja, a incidência do calor faz o material expandir, já com o frio o material retrai, ocasionando assim graves rachaduras.

Assista ao vídeo onde explico sobre a dilatação térmica no forro de gesso. Clique aqui.

2) Fazer forro plaquinha somente com gesso cola, sem chumbar com sisal.

Outra coisa que está virando moda é passar gesso cola nos encaixes das plaquinhas 60×60 e colar uma na outra sem usar o sisal. Única vantagem é a agilidade do trabalho, porém não é recomendado esse tipo de serviço.

Problemas futuros: Trincas nas emendas das placas, uma rajada de vento pode empurrar o forro para cima, (já vi isso acontecer). Além disso o forro fica totalmente destravado e sem segurança alguma.

3) Fazer primeiro o forro e depois colar a moldura embaixo.

O correto em forros de plaquinha (gesso comum) é colocar primeiro a moldura colada na parede e depois soltar o forro em cima da moldura apenas pendurado pelos arames sem chumbar o forro na parede. Nesse caso o gesseiro deve chumbar uns calços em cima do forro para ele não levantar.

Problemas futuros: Moldura descola e cai, moldura trinca, forro trinca. Com o forro de gesso chumbado na parede e a moldura colada embaixo dele a tendencia é que a moldura desprenda e cai.

Leia o artigo onde falo sobre forro de gesso com moldura e com negativo, clique aqui e entenda melhor.

4) Fazer forro ou parede drywall sem intercalar as placas.

O sistema drywall não permite gambiarras, mesmo assim vejo alguns profissionais que por falta de conhecimento do sistema acabam fazendo forros ou paredes sem fazer amarração na paginação das placas.

5 coisas que um bom gesseiro não deve fazer

Problemas futuros: Trincas, desprendimento das fitas de acabamento, aparecerá marcas nas emendas das chapas, perca da estabilidade do forro ou parede.

5) Passar gesso nas fitas do drywall ao invés de usar a massa específica.

Talvez para economizar ou por não ter habilidade para aplicar a massa específica para drywall alguns gesseiros ou instaladores de drywall acabam aplicando massa de gesso comum sobre as fitas de acabamento do gesso acartonado. Esse é um erro grave.

Problemas futuros: Trincas nas emendas, descolamento das fitas, marcas visíveis após a pintura do gesso.

Espero que essas dicas sobre as 5 coisas que um bom gesseiro não deve fazer ajudem você que está pensando em colocar gesso em sua casa ou apartamento.

E você meu amigo gesseiro ou instalador de drywall que está lendo esse artigo por favor deixe seu comentário acrescentando algo a essa lita ou até mesmo contestando algo que na sua opinião eu me equivoquei.

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais. Abraços e até o próximo conteúdo!

 

34 comentários

  • Antônio Silva

    Corretíssimo a sua explicação, profissional tem q trabalhar conforme as normas,para desenvolver um ótimo trabalho de qualidade sem dores de cabeça para o cliente🤗🤗🤗

  • Sou gesseiro particularmente min julgo um ótimo profissional mas por eu ser muito jovem é muito baixo nao consigo pegar servidos por conta própria só trabalho para empreteiros que pagam muito pouco quero trabalha por conta própria alguma dica?

    • Olá Paulo, passei por isso também, quando eu comecei a trabalhar por conta própria eu tinha apenas 17 anos e também não era muito grande rsrsrs. Alguns clientes chegaram a comentar que achavam que eu não ia dar conta do trabalho por parecer apenas um menino. A dica é, persistência, e consiga alguém para trabalhar com vc que seja mais velho e leve ele junto nos orçamentos, pode ser até um parente mesmo, eu fiz isso várias vezes. Abraços e sucesso ai pro amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.